Primeiro mês de expediente concentrado no TRT20 gera redução de 14% no consumo de energia
- Publicado: Quarta, 04 Setembro 2019
Desde o dia 1º de julho de 2019 entrou em vigor no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20) a concentração de horário de expediente, que tem como um dos objetivos a diminuição das despesas. A previsão era de uma economia de 8,4% nas despesas com energia elétrica, mas de acordo com informações da Coordenadoria de Apoio Administrativo (CAD), a redução no mês de julho foi de 14% em comparação com o mês anterior.
Além da concentração do horário de funcionamento das 7h30min às 14h30min, medidas como o uso de lâmpadas de LED e a substituição de condicionadores de ar por aparelhos com melhor eficiência energética, também estão contribuindo na redução de despesas do Tribunal.
Outras ações que têm ajudado na economia é o desligamento dos computadores e checagem das unidades realizada por equipes do setor de informática, que estão indo nas salas para verificar se os equipamentos foram desligados após o horário do expediente.
O Tribunal também se preocupa com o consumo consciente de água e papéis pelos servidores. Segundo o chefe do Núcleo de Gestão Socioambiental do TRT20, Lauro Augusto Holanda Pereira, além de propagar mensagens alertando todos os colaboradores para a promoção do uso consciente de água, luz e papel, a SETIC tem programado as impressoras do Tribunal para imprimirem no modo impressão duplex (frente/verso) com a intenção de poupar o insumo.