• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (TRTSE) e a AMATRA XX - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região realizaram ontem (7), no município de Maruim, o I Seminário de Formação de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (PTJC). O evento, dirigido aos profissionais do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), capacitou professores para a difusão, nas comunidades escolares, de noções básicas de direito, ética, justiça e cidadania.

O seminário foi o ponto de partida das ações locais do programa da Anamatra - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. O objetivo é instruir os professores sobre direitos básicos de cidadania, habilitando-os a transmitir aos alunos, e aos membros da comunidade onde atuam, conhecimentos sobre direitos da criança e do adolescente, do consumidor, previdenciário, trabalho, família, ética nas relações interpessoais, estrutura e funcionamento do Poder Judiciário e demais órgãos públicos.

Segundo o juiz do Trabalho Luiz Manoel Meneses, coordenador local do PTJC, a partir do conhecimento adquirido no seminário, os professores poderão atuar como formadores, orientando os alunos em sala de aula quanto aos seus direitos e deveres, além de trabalhar questões referentes à ética e à cidadania com os jovens. "Começaremos pela capacitação, para em seguida levarmos aos estudantes o que eles precisam saber sobre cada assunto', diz o juiz. 

A implantação do PTJC em Sergipe faz parte do Planejamento Estratégico do TRT e está entre as metas do Poder Judiciário para o ano de 2011. (Meta 4 " implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos).

Destaque

A importância da educação na formação das pessoas e o papel dos professores para o sucesso do programa foram ressaltados na abertura do seminário. O presidente do TRT, desembargador Jorge Cardoso, disse que a participação dos educadores é das mais importantes. "Os senhores vão transmitir ao público-alvo todo o conhecimento adquirido. Por isso é fundamental não só a adesão de cada, mas também o compromisso de levar adiante essa iniciativa", afirmou. O juiz do Trabalho  Hider Torres, presidente da AMATRA XX, destacou a figura do professor, a quem classificou como 'herói' da nação brasileira. "As pessoas costumam  idolatrar participantes de reality show e jogadores de futebol, mas nossos verdadeiros heróis estão em sala de aula ajudando na formação das pessoas", sentenciou.

Também participaram da abertura do seminário a desembargadora Rita Oliveira, vice-presidente do TRT, a juíza do Trabalho Eleusa Passos, titular da Vara de Maruim, o prefeito do município, Gilberto Maynart, a juíza Rosemeire Lopes, membro da Coordenação Nacional do PTJC, a professora Ana Elizabeth Gomes, do Núcleo de Educação da Bahia, e a juíza Gilvânia Rezende, que integra o núcleo do programa em Sergipe.

   
   
   
   
   

Fotos: Ascom_TRT20