• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Foi realizada na última semana a primeira maratona tecnológica do Poder Judiciário, o “Hackathon Inova-SC”, uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12). O servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TRT20, Marcos Xavier de Almeida Barretto, participou como representante do TRT20.

O evento foi inédito na Justiça do Trabalho e teve como objetivo buscar ideias inovadoras para solucionar problemas indicados por meio de Consulta Pública em todo país. Os projetos atenderam a três desafios: melhoria na prestação jurisdicional, na gestão de transparência das informações e melhorias vinculadas aos processos judiciais eletrônicos.

Participaram do concurso profissionais de diversas áreas que em pouco mais de 50h ininterruptas para desenvolver as ferramentas. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT20, Marcos Xavier, que junto a sua equipe ficou em 3º lugar, a ferramenta desenvolvida por eles tem como princípio ajudar a Justiça do Trabalho a ser mais célere e fortalecer a segurança jurídica.

“Elaboramos um Sistema inicialmente voltado para o 2º Grau, onde a maior parte dos processos começa com recurso ordinário. Agrupamos os recursos por similaridade, tudo sem intervenção humana, e entregamos para o gabinete os grupos de recursos com os termos mais relevantes, o que possibilitou a nomeação desses grupos. Dessa forma a ferramenta facilita a distribuição do trabalho, já que agrupa por similaridade, e em um segundo momento ajuda a identificar votos proferidos pelo magistrado parecidos com aquele solicitado. Nossa ideia é que o Sistema possibilite julgar mais, com o mesmo tempo”.

Ainda segundo Marcos Xavier, as ferramentas desenvolvidas ficam à disposição do TRT12, que pode prosseguir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento. “Já temos informações que o nosso Sistema será desenvolvido e mais tarde disponibilizado.