• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Entre os dias 25 e 27/11, o TRT da 20ª Região (TRT20) recebeu a visita do coordenador de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Antônio Pereira, que integra o CGGOV, área responsável por supervisionar os projetos nacionais dos TRT´s.

O compromisso faz parte de uma programação do CSJT, que consiste em uma série de visitas técnicas aos Tribunais que atuam como coordenação técnica de sistemas nacionais, como é o caso do TRT20, que é o coordenador técnico do sistema SIGEO, sendo o órgão responsável pela manutenção e evolução deste sistema no âmbito da Justiça do Trabalho.

“Estamos realizando essas visitas aos Tribunais que são parceiros do Conselho nessa questão dos sistemas nacionais, para cumprir uma dupla atividade, já que por um lado estamos fazendo a divulgação e esclarecimentos dos modelos de governança dos sistemas nacionais. Por isso, a importância da reunião com as equipes de TI e negócios, para passar a concepção desse modelo e suas atribuições. Ao mesmo tempo, realizamos a supervisão de alguns aspectos técnicos da execução operacional desse processo de gestão do sistema. Também realizamos reuniões específicas, das quais participaram a equipe do TRT20 e, remotamente, por videoconferência, a equipe do CSJT, para tratar do processo de gestão de demandas para melhorias e correção de erros do sistema”, destacou Antônio Pereira.

Para Marcos Xavier Barretto, coordenador técnico do SIGEO, o encontro promoveu uma troca de informações bem produtiva. “Estabelecemos algumas ações para melhoria da governança do sistema, e já neste ano iniciaremos algumas delas. Provavelmente, concluiremos essa série de ações no primeiro semestre do ano que vem. Entre os pontos abordados pelo coordenador, estava a Resolução que estabelece o modelo de governança dos sistemas nacionais. Na oportunidade, também passamos para ele como funciona a equipe técnica do SIGEO, do qual sou coordenador técnico. Explicamos como está organizado arquiteturalmente o sistema e como é o modelo de gestão de demandas”, informou.

“Essa foi uma primeira visita em função da aprovação do SIGEO como sistema nacional, que se deu por meio da Resolução CSJT 245/2019, sendo que outras já estão programadas para 2020. Na oportunidade, a proposta foi realizar um alinhamento com a coordenação técnica do sistema, sendo que aqui no TRT20 temos três integrantes do Comitê Gestor Nacional do SIGEO. Este primeiro momento também foi uma oportunidade para que o coordenador tivesse conhecimento do próprio sistema em termos de funcionalidade. Esta visita foi importante para estreitar o relacionamento entre a coordenação de governança, que fica no CSJT, e a coordenação técnica do TRT20”, ressaltou a diretora-geral do TRT20, Mônica Barreto.