• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Evento marca Abertura do Ano Judiciário no TRT20

Na manhã desta sexta-feira, 31/1, uma solenidade realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20) marcou simbolicamente a Abertura do Ano Judiciário na instituição. O evento, ocorrido no Auditório da EJUD20, foi coordenado pela Desembargadora Presidente do TRT20, Vilma Leite Machado Amorim, que apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela Administração no ano de 2019.

Para a Desembargadora Presidente, este novo exercício será também de muitos desafios na otimização dos processos e no enfrentamento dos desafios. “Temos muitas dificuldades que serão aprofundadas neste ano de 2020, das quais já tínhamos ciência; e por isso nos preparamos para o enfrentamento desses desafios. Nesse sentido, teremos que aprimorar ou simplificar alguns processos de trabalho, bem como produzir mais e mostrar melhores resultados. À medida que aumentam as dificuldades, também nos sentimos mais motivados para encontrar soluções e boas práticas que possam melhorar nosso trabalho”, destacou Vilma Leite Machado Amorim.

Durante o evento, a Diretora-Geral do TRT20, Mônica Barreto, ressaltou a importância do empenho de todos diante das mudanças provocadas pelas restrições orçamentárias e pela carência de pessoal. “O ano de 2019 foi um divisor de águas para o TRT20 e para a Justiça do Trabalho no Brasil, pois tivemos importantes reduções no orçamento, as quais fizeram com que tivéssemos que nos reinventar. Afinal, a partir dessa nova realidade, buscamos ainda mais o auxílio da tecnologia para otimizar os processos de trabalho, bem como nos empenhar na economia de recursos. Acredito que estamos trilhando um bom caminho nesse sentido, criando boas práticas e desenvolvendo novos projetos”, enfatizou.

Além da presença de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, a solenidade foi prestigiada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE) e do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE).

“Na condição de representante da OAB/SE, me sinto na obrigação de divulgar para a advocacia sergipana o que presenciei aqui hoje: um trabalho espetacular de toda a equipe do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. Nós, enquanto cidadãos brasileiros, queremos ver a máquina pública funcionando de forma eficiente, e aqui isso está sendo feito. Mesmo com um orçamento reduzido, vemos que, por meio de mecanismos de controle, a melhoria na prestação jurisdicional está sendo implementada: isso prova que as dificuldades não estão fazendo as pessoas que fazem o TRT20 esmorecerem, e sim terem mais força e empenho, para fazer o TRT20 acontecer de forma efetiva e eficiente”, ressaltou o presidente da Comissão de Direitos Sociais e Segurança do Trabalho da OAB/SE, Clodoaldo Andrade Júnior.

“São muitos os desafios que a Justiça do Trabalho e a Administração Pública como um todo enfrentam atualmente. As questões orçamentária e de pessoal têm atingido não só o Poder Judiciário, bem como outros poderes e instituições, a exemplo do Ministério Público do Trabalho; e é extremamente importante que se encontre formas de driblar essas dificuldades, como foi apresentado nesta abertura do ano judiciário. Essas medidas internas adotadas pelo Tribunal mostram que é possível manter a qualidade do serviço que é prestado”, destacou o Procurador do Trabalho Adson Souza do Nascimento, membro do MPT/SE.

Espaço Cultural

Após o evento de Abertura do Ano Judiciário, foi realizado, no hall do edifício-sede, o “Café com Arte”, momento de socialização que contou com um café da manhã colaborativo, culminando com a reabertura, para o público interno, do Espaço Cultural do TRT20.

Na reabertura do Espaço, o fotógrafo sergipano Márcio Garcez apresentou a exposição denominada “Trabalho em Movimento”, composta por fotos produzidas nas próprias instalações do TRT20, as quais registram, por meio de um olhar artístico, o dia-a-dia daqueles que fazem a Justiça do Trabalho em Sergipe. 

Ascom/TRT20