Presidente do TRT20 prestigia posse da nova direção do TST
- Publicado: Quinta, 20 Fevereiro 2020
Solenidade de posse ocorreu nesta quarta, 19/2, em Brasília e também contou com a presença do Vice-Presidente do TRT20, Desembargador Thenisson Santana Dória.
A Presidente e Corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), Desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, e o Vice-Presidente da instituição, Desembargador Thenisson Santana Dória, participaram da solenidade de posse da nova diretoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST), no fim da tarde desta quarta-feira, 19/2, em Brasília/DF.
A cerimônia marca um momento histórico para a Instituição: pela primeira vez, em 72 anos de existência, o TST será comandado por uma mulher, a Ministra Cristina Peduzzi. Também foram empossados os ministros Vieira de Mello Filho, como Vice-Presidente, e Aloysio Corrêa da Veiga, como Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho.
A mesa de honra da solenidade de posse da nova direção contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Dias Toffoli; do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; do Procurador-Geral da República, Augusto Aras. Também compuseram a mesa, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro; o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o Procurador-Geral do Trabalho, Alberto Balazeiro; e o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.
Prestigiaram também a posse a Desembargadora do TRT20, Rita de Cassia Pinheiro de Oliveira, e a Juíza Titular da 5ª Vara do Trabalho, Eleusa Maria do Valle Passos, além de autoridades de todo o País.
O Tribunal Superior do Trabalho, criado em 1946, registra a primeira composição com Presidente e Vice somente a partir de 1948. Segundo registros do TST, havia antes o Conselho Nacional do Trabalho, criado em 1923, mas a Justiça do Trabalho só foi instaurada no Brasil em 1941.
O Tribunal é a instância superior para a solução de ações e conflitos nas relações entre trabalhadores e empresas. O TST conta com 27 ministros, escolhidos entre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, integrantes do Ministério Público do Trabalho e advogados.
Confira mais detalhes da posse na matéria produzida pelo TST.
Ascom/TRT20