TRT20 adotará papel mais econômico e sustentável
- Publicado: Segunda, 02 Março 2020
A partir deste mês de março de 2020, as unidades que solicitarem papel A4 ao setor de Almoxarifado começarão a receber um novo tipo de papel. O material, que é da cor branca, apresenta diversas vantagens em relação ao reciclado.
Segundo o Coordenador de Material e Patrimônio, Hélio Leão, o novo papel traz diversas vantagens para o Tribunal. Dentre elas:
• O novo papel branco tem custo mais baixo do que o reciclado, até então utilizado pelo Tribunal.
• A aquisição do material foi compartilhada com o TRE, o que gerou maior economia para ambos os Regionais, haja vista a diminuição do preço da resma, devido à grande quantidade demandada (8000 resmas: 5000 para o TRE e 3000 para o TRT).
• A marca adquirida (One, da Suzano S.A) apresenta a certificação internacional FSC, sigla em inglês para Conselho de Manejo Florestal, que identifica produtos originados do bom manejo florestal. A certificação é endossada pelo PEFC, sigla em inglês para o Programa de Endosso da Certificação Florestal.
• O material obedece ainda ao Cerflor – Programa Brasileiro de Certificação Florestal, de acordo com critérios estabelecidos pelo INMETRO.
• O novo papel branco gerará menos problemas de impressão, pois o papel reciclado apresenta um maior índice de congestionamento, aumentando a perda e, às vezes, danificando a impressora.
• Ao ser digitalizado, o conteúdo do papel branco consumirá menos memória, pois o papel reciclado, devido aos rabiscos, entendidos pelo scanner como caracteres, utiliza mais espaço de memória e gasta mais tempo para a digitalização.
Economia de Papel
Na oportunidade, o Coordenador ressalta que, nos últimos cinco anos, o Tribunal apresentou uma economia de 55% no uso de papel A4, um decréscimo de mais de 10% por ano:
• Em 2015: foram utilizadas 3140 resmas;
• Em 2019: foram utilizadas 1412 resmas.
“Foi uma economia bastante significativa que está associada a dois aspectos: a utilização cada vez mais frequente de sistemas eletrônicos; e uma maior conscientização ambiental por parte de todos, ao dar preferência aos meios digitais de comunicação, diminuindo gradativamente o uso de papel”, finaliza Hélio Leão.
Ascom/TRT20