• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

DESTAQUE

Diretores das Varas do Trabalho participaram de reunião para apresentação dos Planos

Nesta segunda-feira, 2/3, diretores das Varas do Trabalho do TRT da 20ª Região estiveram reunidos com a Desembargadora Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), Vilma Leite Machado Amorim, para apresentação dos Planos de Gestão das Varas.

A iniciativa, que visa a otimizar os processos de trabalho e melhorar os índices de gestão da Justiça do Trabalho em Sergipe, ocorreu na sede do TRT20, em Aracaju. O projeto é uma continuidade das Oficinas de Planos de Gestão realizadas no início deste ano com as equipes das Varas.

Para a Desembargadora Presidente do TRT20, o uso das ferramentas de gerenciamento otimizam e o desenvolvimento do trabalho das Varas, bem como melhoram os índices de eficiência da gestão do Tribunal como um todo. “Essas ferramentas nos auxiliam muito na gestão dos nossos processos de trabalho, na redução dos prazos, no acompanhamento de todo o fluxo de processos trabalhistas que estão em andamento na nossa instituição. Se todos os servidores lotados nas Varas se acostumarem, ao chegar para o trabalho, a verificar os a situação dos processos nas fases de conhecimento, liquidação e execução da sua Vara e, assim, trabalharem aquilo que está crítico, buscando a normalidade, com certeza teremos mudanças significativas nos índices, pois isso logo será refletido no iGest”, destacou Vilma Leite Machado Amorim.

A Secretaria da Corregedoria, Deborah Puig Cardoso, destacou que "a reunião foi bastante produtiva e iterativa. Os Diretores de Secretaria tiveram a oportunidade de apresentar as ações que serão desenvolvidas no corrente ano para o alcance das Metas do CNJ e do CSJT, bem como para a melhoria dos dados estatísticos do e-Gestão e do IGEST.

Na oportunidade, o assessor de Gestão Estratégica do TRT20, Adriano Leão Venceslau, compartilhou com os participantes as informações obtidas durante visita realizada às Varas do Trabalho de Belém/PA, que se destacam no ranking nacional. “A experiência foi muito rica, já que acompanhamos de perto as práticas de gestão adotadas em Belém para a melhoria dos índices das Varas da Região. O mais interessante foi perceber que o destaque que eles alcançaram não foi resultado do empenho de todos em uma única gestão; é algo que foi se consolidando ao longo de várias gestões e, em comum, uma metologia de correição integrada, que veio evoluindo segundo, os colegas do Pará, desde 2012. Ou seja, já são oito anos de caminhada. Lá, em cada Secretaria das Varas, as equipes explanam cada uma das metas, o significado, a importância, a compreensão dessas metas por parte do jurisdicionado, bem como obter esses resultados por meio dos indicadores do e-Gestão. Enfim, eles fazem um acompanhamento em tempo real dos processos de trabalho, visando à eficiência do Tribunal como um todo”, finalizou.

"A reunião foi bastante produtiva e iterativa, os Diretores de Secretaria tiveram a oportunidade de apresentar as ações que serão desenvolvidas no corrente ano para o alcance das metas do CNJ e CSJT, bem como para melhoria dos dados estatísticos do e-Gestão e IGEST", pontuou a Secretária da Corregedoria, Deborah Puig Cardoso.