• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

7 de abril: Dia Mundial da Saúde

É preciso reconhecer a saúde como um direito básico de qualquer pessoa

Neste dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Em tempos em que a pandemia do coronavírus (Covid-19) assola o mundo, a discussão sobre conscientização e prevenção, se faz mais que urgente na pauta de todas as nações.

Criada em 1948, mesmo ano da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de ampliar a visão do mundo no que diz respeito ao que consiste “estar saudável”, a data comemorativa se estabeleceu oficialmente em 1950.

O Dia é celebrado desde então e tem como principal finalidade conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis, além de abordar alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre riscos e ensinando sobre prevenção. 

De acordo com a OMS, saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Sabe-se que manter a saúde é um desafio nos dias atuais: rotinas estressantes; quase nenhum tempo para cuidar de si; alimentação pouco saudável. A dica é se conscientizar da importância de estar saudável, de se construir novos hábitos, tanto alimentares quanto na prática de atividades físicas e de lazer. Não há uma solução única, mas há uma unanimidade: hábitos saudáveis e equilíbrio.

Embora clichê, esta máxima, quando se trata de saúde, é fundamental: “prevenir é melhor que remediar!

Organização Mundial da Saúde

A OMS é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada na gestão de políticas e diretrizes para a prevenção, promoção e intervenção da saúde a nível mundial. 

Para celebrar este dia, a cada ano a OMS atribui um tema específico, destacando uma área prioritária de preocupação para a Organização. 

Hoje, 7/4/2020, a ONU homenageia profissionais de enfermagem e obstetrícia.

 

 

Ascom/TRT20