• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

TST autoriza e-Gestão no primeiro grau do TRTSE

O TRT de Sergipe é o terceiro Tribunal Regional do Trabalho a substituir os dados do boletim estatístico de primeiro grau pelo Sistema e-Gestão. A autorização para substituição foi dada pelo ministro Antônio José de Barros Levenhagen, corregedor-geral da Justiça do Trabalho. A expectativa é que a nova ferramenta eletrônica facilite o gerenciamento de dados das atividades desenvolvidas, além de conferir maior confiabilidade e transparência às estatísticas.  
 
O desenvolvimento e implementação do sistema foi realizado pela Secretaria de Informática do TRT e por uma comissão composta de servidores com experiência na área judiciária, cujo trabalho começou em setembro de 2010. A fase de organização da base de dados teve início em novembro do mesmo ano e contou com a colaboração das Varas do Trabalho. "A informática criou uma ferramenta que permite o acesso local aos dados estatíticos captados pelo sistema, de fundamental importância para conclusão dos trabalhos", contam as servidoras Luiza de Marilac Andrade e Gardênia Borges Moraes, que conduziram a implantação do e-Gestão.

O e-Gestão foi regulamentado pelo provimento TST-CGJT nº 1/2009, que objetiva a coleta de dados da Justiça do Trabalho, em 1º e 2º graus, baseando-se nas tabelas unificadas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A coleta buscará, em cada um dos TRTs, os dados gravados em um banco de dados padrão, de igual formato em todos os tribunais. O e-Gestão também disponibilizará, aos magistrados e servidores cadastrados, acesso às informações relativas à estrutura de pessoal e ao exercício da função jurisdicional dos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.

O trabalho para implantação do e-Gestão de 2º grau no TRTSE já está em andamento e será realizado conforme cronograma fixado pela CGJT (Coordenadoria Geral da Justiça do Trabalho).

Fotos: Ascom_TRT20