• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Na última quinta-feira (7), o TRT de Sergipe (TRTSE) e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (AMATRA XX) encerraram a etapa de culminâncias locais do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (PTJC). As culminâncias aconteceram no município e povoados de Maruim, de 27 de junho a 7 de julho.

Com a coordenadoria do juiz do Trabalho Luiz Manoel Andrade Meneses, as culminâncias são frutos do I Seminário de Formação de Multiplicadores do  programa TJC, evento que deu partida e orientou os professores como capacitadores dos alunos da rede pública do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa etapa da realização de culminâncias locais os alunos puderam transmitir à população o que aprenderam através dos ensinamentos dos docentes, orientados por magistrados.

As apresentações foram realizadas nas escolas de Maruim e nos povoados Mata, Pau Ferro e Oiteiros.  Onde os alunos dramatizaram os temas direitos básicos de cidadania, direitos da criança e do adolescente, trabalho doméstico, combate à discriminação racial no trabalho, cálculos trabalhistas, entre outros, com encenações de cunho regional, em que os professores entraram em cena junto com os alunos e tiveram participação ativa em cada dramatização.

Algumas encenações foram celebradas com as tradições locais, onde os temas do programa Trabalho, Justiça e Cidadania foram mesclados com os festejos juninos. "Uma das quadrilhas foi coreografada com inspiração no programa TJC, onde o xaxado foi representado como sendo o ato de gastar o salário mínimo e o caminho da roça foi encenado como a busca por direitos. Essa sintonia contribui para fixar os conteúdos do TJC na comunidade", explica Luiz Manoel Andrade, coordenador do programa.

Encerrada a etapa das culminâncias locais apresentadas em Maruim estima-se que em agosto aconteça uma culminância geral envolvendo toda a comunidade jurídica.

Fotos: Evandro Barbosa