• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Varas do TRT20 avançam no IGest

2020 11 04 destaque 1 100

Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória ocupa a 10ª posição no País.

Na tarde de ontem, 3/11, a Desembargadora Presidente e Corregedora do TRT da 20ª Região, Vilma Leite Machado Amorim, reuniu-se com Diretores das Varas do Trabalho e gestores da Assessoria de Gestão Estratégica e da Secretaria da Corregedoria para tratar dos resultados do último levantamento do IGest. Na oportunidade, a Corregedora parabenizou a todos pelos resultados obtidos e apresentou sugestões para a melhoria contínua do referido índice.

Resultados

O resultado da última medição do Índice Nacional de Gestão de Desempenho (IGest) foi divulgado no último dia 29/10, abrangendo o período de 1º/10/2019 a 30/09/2020. Nesse levantamento, todas as Varas do Trabalho do TRT da 20ª Região (TRT20) avançaram posições em relação ao resultado anterior, divulgado em junho de 2020. O destaque ficou para Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória, que passou a ocupar a 10ª posição no País, entre 1.571 Varas do Trabalho.

Em março deste ano, três Varas estavam no grupo dos 25% melhores resultados: a 6ª e a 9ª Varas do Trabalho de Aracaju e a Vara do Trabalho de Itabaiana. Agora, além delas, passaram a compor o grupo as Varas do Trabalho de Estância, Lagarto e Nossa Senhora da Glória. O TRT20 passa a ter seis das quinze Varas entre os 25% melhores resultados.

Outro avanço foi o revelado no comparativo da medição de junho, quando duas Varas ainda estavam no grupo dos 25% piores resultados. Agora, nenhuma Vara do Tribunal se encontra nesta situação.

Medidas Adotadas

Para o alcance desses resultados algumas medidas foram adotadas, dentre elas:

  • Implantação da ferramentas de BI (Business Intelligence);
  • Correições parciais;
  • Realização do curso “Melhorando o IGEST”;
  • Reuniões periódicas da SEC, SEJUD e AGE com os diretores de Vara.

IGest

Desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) do Tribunal Superior do Trabalho, o IGest é medido com base no desempenho apurado nos últimos 12 meses, e pode ser contextualizado nos cenários de âmbito nacional, regional ou municipal, conforme o porte ou o número de casos novos.

O Índice avalia todas as Varas do Trabalho, agrupando-as de acordo com o desempenho em faixas: há a faixa das 25% Varas com melhores desempenhos e a faixa das 75% restantes.

A ferramenta sintetiza indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho. Assim, permite identificar as Varas do Trabalho com bom desempenho e extrair delas as boas práticas que levaram a esses resultados, como também verificar quais são as que merecem mais atenção.

 

Ascom/TRT20 (com informações da AGE)