• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

2021_06_2021-reuniao-trt-stj.jpg

Na tarde da última segunda-feira, 31/5, representantes das equipes de Comunicação e de Tecnologia da Informação (TI) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20) reuniram-se, de forma telepresencial, para debater e trocar experiências acerca das plataformas utilizadas para a manutenção de seus sites. 

Na pauta, questões relacionadas à utilização dos sistemas de gestão de conteúdo utilizados pelos Órgãos: vantagens e desvantagens. O TRT20 utiliza como CMS, sigla em inglês para Sistema de Gestão de Conteúdo, o Joomla, sistema livre de código aberto. O STJ, por sua vez, utiliza a plataforma SharePoint, da Microsoft.

Pelo TRT20, participaram do encontro: Alexandre Agostini, assessor de comunicação do TRT20; Rozana Farias, chefe do Setor de Projetos da área de TI; e Felipe Vieira, do Setor de Desenvolvimento de Sistemas, também da TI. Pelo STJ, estiveram presentes, Monica Oliveira Santos de Andrade, Gabriel Reis, Thays Hungria, Marcelo Rodrigues e Thais Lucas (da área de comunicação) e Ana Carolina Lopes (da área de tecnologia da informação).

Comunicação e TI

Mônica Andrade, Coordenadora de Multimeios da Secretaria de Comunicação Social, relatou a experiência do Tribunal com a plataforma atual e destacou que a equipe tem buscado mais informações acerca de outras ferramentas, com o objetivo de otimizar as soluções para o trabalho diário, buscando mais assertividade, com um fluxo de trabalho mais leve.

Alexandre Agostini e Rozana Farias, do TRT20, fizeram um relato de como aconteceram as atualizações do site do Tribunal, sempre estruturadas por meio de projetos: desde a penúltima versão, implantada em 2014, quando se passou a adotar o Joomla; até a última atualização, que se deu em 2019, quando da padronização dos sites da Justiça do Trabalho, em atendimento a uma Resolução do CSJT.

Felipe Vieira, da área de TI do TRT20, respondeu a alguns questionamentos técnicos dos demais participantes com relação ao Joomla, tais como: segurança, suporte, modo de estruturação das informações na plataforma, entre outros. Marcelo Rodrigues, do STJ, apresentou, por sua vez, conhecimentos relativos a suas experiências com algumas plataformas de gestão de conteúdo, incluindo o próprio Joomla.

Todos os presentes puderam interagir, ora com questões ora com explicações, tendo como abordagem a comunicação utilizada via portais (internet e intranet) e a estrutura técnica utilizada como suporte para tal fim.

Resultados Positivos

O encontro, bastante produtivo, foi de grande valia para ambas as equipes, que entendem a importância da cooperação contínua dos órgãos que compõem o Judiciário, a fim de que a prestação jurisdicional se torne cada vez mais transparente, célere e efetiva, notadamente nestes momentos difíceis em que vivemos.

Ascom/TRT20