• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) informa que, no dia 23 de novembro de 2021, das 9h às 12h, acontecerá o II Fórum de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral de Sergipe. O evento contará com palestras de representantes da Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de professores universitários especialistas no assunto.

A Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-SE, presidida pelo juiz membro Marcos de Oliveira Pinto, é a responsável por idealizar e organizar o fórum. O evento, por versar sobre assunto de elevado interesse popular, será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo canal do TRE-SE no YouTube. Cada palestrante terá 20 minutos para a apresentação, com mais 10 minutos reservados para perguntas e respostas. As perguntas deverão ser encaminhadas por meio do WhatsApp institucional do TRE-SE, cujo número será oportunamente disponibilizado.

Com início às 9h, o Painel 1 tratará do combate à desinformação em sua perspectiva estratégica. Abrindo o fórum, o juiz Marcos de Oliveira Pinto apresentará o trabalho desenvolvido pela Comissão Local de Enfrentamento à Desinformação, notadamente, quanto ao seu pioneirismo e ao alinhamento com a estratégia nacional traçada pelo TSE. Em seguida, a secretária de comunicação e multimídia do TSE, Giselly Siqueira, demonstrará os desafios e os avanços na implementação do programa permanente de enfrentamento à desinformação eleitoral.

O Painel 2 terá como foco a atuação operacional. O terceiro palestrante do evento, André Frossard Signes, da assessoria de imprensa e comunicação social do TRE-SE, compartilhará nuances do trabalho desenvolvido pelo setor de Comunicação Social do TRE-SE no enfrentamento à desinformação. Finalizando o segundo painel, Thiago Rondon, coordenador de combate à desinformação em meio digital do TSE, demonstrará as lições aprendidas e o planejamento para as Eleições 2022.

Finalizando o evento, o Painel 3 trará um diagnóstico acadêmico. Os professores Dra. Patrícia Alves Horta e Dr. Claudomilson Fernanges Braga, ambos do departamento de comunicação social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), evidenciarão, respectivamente, os Impactos das Fake News na Sociedade e a Análise do Problema das Fake News em Sergipe.

Fonte: TRE/SE