¿Gestão por competências é a base para o sucesso da estratégia¿, diz palestrante
- Publicado: Segunda, 07 Novembro 2011
| |
Foto: Divulgação |
Ascom/TRT - Qual a importância da gestão por competências para a organização?
Rodopiano Neto - No TRT da 8ª Região, a gestão por competências é a base para o sucesso da estratégia institucional, tendo em vista sua visão de futuro de ser reconhecido como um dos melhores tribunais para se trabalhar e de melhores resultados. Essa declaração delimita, de forma bastante clara, o enfoque dado pelo tribunal no horizonte do seu planejamento estratégico: pessoas e resultados.
Ascom/TRT - De que forma a gestão por competências é uma condição para a estratégia?
RN - Para Rogerio Leme, criador da metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, adotada pelo TRT da 8ª Região, gestão por competências significa conduzir as pessoas para que elas possam atingir a visão de futuro da instituição através de suas competências. A gestão por competências é uma condição para a estratégia em razão de que ela foca o desenvolvimento contínuo das pessoas. Essa ênfase nas pessoas tem uma explicação muito simples: independentemente da tecnologia de gestão adotada, as pessoas serão sempre o fator determinante para o sucesso ou fracasso de qualquer processo de mudança. Não há como se pensar em resultados efetivos sem o envolvimento e comprometimento das pessoas que integram a organização.
Ascom/TRT - Quais benefícios a gestão por competências traz para a organização?
RN - Além do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas, a conversão dos instrumentos de gestão de pessoas para o modelo de gestão por competências viabiliza o desenvolvimento da cultura da meritocracia na organização. Exemplo disso é a possibilidade de realização de processos seletivos internos para preenchimento de cargos em comissão e funções comissionadas, privilegiando as competências técnicas e comportamentais dos servidores.
Ascom/TRT - Como a gestão por competências deve ser implantada na organização?
RN - Isso depende da cultura, do nível de maturidade de cada organização e sobretudo do empenho da administração do órgão. No caso do TRT da 8ª Região, a decisão da presidência foi por desenvolver o projeto inicialmente com os líderes da organização (servidores ocupantes de cargos de natureza gerencial CJ-2, CJ-3 e CJ-4). Essa decisão partiu do princípio de que toda e qualquer mudança de impacto deve ser mobilizada pelos líderes da organização. Na lição de Robert Kaplan e David Norton, criadores do sistema gerencial Balanced Scorecard (BSC), essa mobilização é o primeiro princípio que as organizações devem observar para se tornarem orientadas para a estratégia. Segundo esses autores, nenhuma organização que alcançou sucesso com o sistema de gestão da estratégia tinha um líder ausente ou passivo.
Ascom/TRT - O que os participantes do fórum podem esperar de sua palestra?
RN - A palesta tem como principal objetivo ressaltar a importância da gestão por competências para o sucesso do planejamento estratégico de qualquer organização. Nesse sentido, será apresentado o projeto de gestão por competências no contexto do Planejamento Estratégico do TRT da 8ª Região, vencedor da X Mostra Nacional de Trabalhos de Qualidade do Poder Judiciário, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior do Trabalho (TST), no período de 20 a 21 de outubro de 2010, em Brasília (DF).
Alguns benefícios da Gestão por Competências
. Melhora o desempenho dos colaboradores;
. Identifica as necessidades de treinamentos;
. Alinha os objetivos e metas da organização e da equipe;
. Reduz a subjetividade na seleção e avaliação de pessoas;
. Analisa o desenvolvimento dos colaboradores;
. Enriquece o perfil dos colaboradores, potencializando seus resultados;
. Melhora o relacionamento entre gestores e liderados;
. Mantém a motivação e o compromisso;
. Extrai o máximo de produtividade de cada colaborador.