As pessoas têm uma responsabilidade sobre a estratégia, diz Eugênio Mussak
- Publicado: Segunda, 14 Novembro 2011
|
Foto: Divulgação |
Com pouco mais de uma década de atuação no mundo corporativo, Eugênio Mussak se tornou um dos 'gurus' mais disputados do Brasil para desenvolver projetos de educação corporativa. Suas palestras e workshops repercutem em todo o país, especialmente por defender a tese de que é preciso desenvolver pessoas melhores para criar empresas melhores.
Com 40 anos de magistério, Eugênio Mussak dedica-se aos temas do comportamento organizacional, como equilíbrio entre vida pessoal e profissional, liderança, desafios e excelência. Formado em Medicina na UFPR, com especialização em Fisiologia Humana, é professor, autor de vários livros e colunista das revistas Você S.A. e Vida Simples da Editora Abril, do portal UOL e comentarista da Rádio Eldorado.
Eugênio Mussak será uma das palestrantes do I Fórum de Gestão Estratégica do TRT de Sergipe, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro. A seguir, você confere uma entrevista exclusiva concedida à Assessoria de Comunicação (Ascom) do TRT.
Ascom - Que importância a estratégia tem para uma organização?
Eugênio Mussak - Podemos definir estratégia como a "conciliação entre a situação presente e o futuro desejado". Fica, então, subentendida sua importância, pois as organizações, assim como as pessoas, vivem permanentemente um momento de transição em direção ao futuro. Como este acontecerá de qualquer maneira - pois a passagem do tempo é inexorável - só os resta planejá-lo para que ele seja o melhor possível.
Ascom - Como a estratégia deve ser construída?
Eugênio Mussak - É comum que se confunda a estratégia com o plano, entretanto, estratégia é mais que isso. Acima de tudo é necessário ter muita clareza a respeito dos objetivos que se deseja atingir no futuro, e, não menos importante, a situação atual, que deve levar em consideração, inclusive a existência dos recursos necessários, tangíveis ou não. A formulação do plano é a terceira etapa da ação estratégica, pois o mesmo equivale à definição dos passos que serão dados para conectar os dois pontos - o atual e o futuro.
Ascom - Que importância os usuários internos têm na construção da estratégia?
Eugênio Mussak - Com frequência o sucesso ou o fracasso de um plano estratégico é atribuído a quem o concebe. Este, provavelmente é um dos principais erros das organizações, públicas ou privadas. E há dois motivos para se pensar assim. Primeiro porque não há boa estratégia que resista a uma má execução. Segundo porque os melhores planos estratégicos são aqueles que permitem um realinhamento durante sua execução. Em outras palavras, todas as pessoas da organização têm, sim, uma responsabilidade sobre a estratégia, seja pela qualidade de sua execução, seja pela participação com feedbacks e insumos necessários à adequação e a criação de planos futuros.
Ascom - O que a estratégia representa para os usuários externos?
Eugênio Mussak - Se consideramos que o usuário externo é o cliente, o beneficiário dos serviços da organização, fica claro que ele sempre será beneficiado com a qualidade da estratégia pois ela se reflete em eficiência, em resultados consistentes.
Ascom - O que os participantes podem esperar de sua palestra?
Eugênio Mussak - A palestra será dirigida para o entendimento do tema de tal maneira que as pessoas possam aplicar o aprendizado em suas atividades profissionais, mas também em suas vidas pessoais. Basicamente versará sobre os seguintes assuntos: conexões com o futuro, pensamento estratégico, ferramentas disponíveis, a importância da execução e o papel das lideranças.