25 de março - Dia do Oficial de Justiça
- Publicado: Sexta, 25 Março 2022
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20) parabeniza a todos oficiais e oficialas de justiça pelo compromisso, coragem e profissionalismo. Eles que são parte fundamental da construção diária da justiça para a sociedade.
"É uma missão importante. Temos que saber tratar as pessoas, porque na maioria das vezes estamos levando notícias que não são boas. O nosso dever é deixar a pessoa à vontade, conversar com ela e ver se existe possibilidade de conciliação. Encontramos dificuldades no cumprimento de algumas diligências, mas nós temos cautela. Sinto-me segura em atuar como Oficiala de Justiça no TRT-20. Contamos com apoio policial, quando é necessário. Quero aproveitar e parabenizar todos os Oficiais de Justiça, os guerreiros da rua, os oficiais de justiça do TRT20, Federal, Tribunal de Justiça, pelo seu dia. "
(Maria de Fátima Cunha Rodrigues Siqueira da Silva - Oficiala de Justiça)
“‘Viver é afinar o instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro, a toda hora, a todo momento … Essa inspirada e poética metáfora nos convida à reflexão diante das circunstâncias que permeiam as nossas vidas, em todos os momentos. E não é diferente com as pelejas dos Oficiais e Oficialas de Justiça. Nas solitárias jornadas e, por vezes, hostis diligências, em terrenos áridos, comunidades distantes, nas áreas urbanas ou rurais, faça sol ou chuva, as ordens judiciais são levadas ao conhecimento dos jurisdicionados por essa categoria. Ladeiras íngremes e situações sensíveis são obstáculos a serem transpostos. E veio a pandemia, como elemento desafiador. A adaptação ao uso de instrumentos telemáticos e suas peculiaridades, a atenção aos protocolos de segurança e saúde, os exercícios para superação do medo, as adversidades emocionais, tudo isso mexeu com todos. Mas a longa noite está passando. A solidariedade é ingrediente que fala alto no meio dessa classe e assim foi, também, durante esse recorte temporal, que se constitui na maior provação coletiva pela qual passa a nossa geração. Agora é chegado o momento de reconstrução dos estragos e de seguir o caminho, com a certeza do nascer de um novo sol, pois logo após o horizonte, é lá que mora o arrebol! E o poeta arremata, na bela canção que deu início a este singelo texto: “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo ...” Feliz Dia Nacional do Oficial de Justiça! Avante, sempre!”
(Luiz Rocha - Oficial de Justiça)
“O Oficial de Justiça é considerado as mãos do juiz, o seu representante fora do espaço físico dos fóruns, aquele que movimenta a ação ao realizar os atos materiais necessários para concretizar a determinação judicial. É o servidor que leva ao processo a efetiva realidade dos fatos presenciada quando da realização das atribuições do seu labor, fornecendo contribuição para as decisões dos magistrados. Habitualmente, cabe ao Oficial de Justiça a prática de atos de comunicação, constrição patrimonial e avaliação, além de tantas outras diligências necessárias ao feito em que se aplica a coação estatal. A tecnologia possibilitou o acompanhamento de todos os passos do processo em tempo real e uma maior celeridade na prestação jurisdicional, todavia nada substitui o componente humano, e, consequentemente, o papel do oficial de justiça se faz muito importante como o elo do jurisdicionado e judiciário. A conexão é demonstrada quando executa suas atribuições clássicas, trabalhando de maneira direta com o público, traduzindo a ordem judicial para o destinatário e impondo o seu cumprimento, e ainda, como conciliador, estimulando sempre o diálogo para a solução dos conflitos. A Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no Estado de Sergipe (ASSOJAF-SE) parabeniza e homenageia todos os oficiais de justiça neste, 25 de março, em que é comemorado o “Dia do Oficial de Justiça”, pelo trabalho, dedicação, coragem e bom senso no enfrentamento das adversidades!!”
(Anabel Prado - Diretora Financeira ASSOJAF-SE)
Ascom/TRT-20