• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Tendo como encerramento da programação do Abril Verde, mês de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho - 20ª Região (TRT-20) realizou, na manhã de sexta-feira, 29/4, a palestra Equilíbrio da Saúde Física, Mental e Social, com a presença de magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as).

O evento foi uma realização do TRT-20, por meio do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Trabalho Seguro) - que tem como gestores regionais, o desembargador Thenisson Santana Dória e a juíza da 8ª Vara de Aracaju e presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra XX), Eleusa Maria Do Valle Passos - e contou com o apoio da Amatra XX e da Escola Judicial do TRT-20 (EJUD 20).

A palestra foi ministrada pela psicóloga Carolina Mendonça que falou sobre como manter o equilíbrio da saúde em seus vários aspectos: físico, mental e social. “É uma forma de incentivar as pessoas a cuidarem de si mesmas. É muito difícil manter 100% de nossa saúde diante das exigências, dificuldades e obrigações. É preciso olhar para nós mesmos e equilibrar nossos ideais”.

Para o gestor regional do Programa Nacional de Acidentes de Trabalho (Trabalho Seguro) do TRT-20, desembargador Thenisson Santana Dória, é relevante discutir sobre o tema “Como Prevenir o Adoecimento”, em tempos de crise. “Vivenciamos uma pandemia e precisamos oferecer condições aos nossos(as) magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as) para realizarem suas atividades de forma produtiva e saudável, bem como conviverem socialmente, plenos de suas faculdades físicas e mentais”, declarou.

A servidora da 5ª Vara do Trabalho de Aracaju, Cláudia Regina Landa, que assistiu a palestra, explicou que, mesmo durante o período de pandemia, foi preciso que as pessoas continuassem com suas obrigações pessoais, laborais e sociais. “Com o isolamento, todos ficamos um pouco doentes emocionalmente. Essa retomada da interação social, que nos trouxe um certo alívio, também nos mostrou a necessidade do autocuidado, já que ficamos vulneráveis com a realidade difícil do período. Ficamos carentes dessa socialização. A palestra só ressaltou que não só vivemos de trabalho. Serviu de alerta: para viver bem e saudáveis, precisamos buscar ajuda e cuidar de nós mesmos”.

Estiveram presentes na palestra, as desembargadoras Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira e Maria das Graças Monteiro Melo.

 Texto e Fotos: Tíffany Tavares (Ascom TRT-20)