• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
25 de Julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Em 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em homenagem à luta e à resistência das mulheres negras. Em alusão a data, o Comitê Gestor da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT da 20ª Região alerta a sociedade para a situação da mulher negra que, ainda hoje, é a principal vítima de feminicídio, das violências doméstica e obstétrica e da mortalidade materna, além de estar na base da pirâmide socioeconômica do país.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que produz o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, confirmam essa triste realidade. Das 1.341 mulheres vítimas de feminicídio em 2021, 62% negras. Já nas demais mortes violentas intencionais, 70,7% são negras e 28,6% são brancas. Conforme o levantamento, outros estudos devem ser realizados para aprofundar o fenômeno. Presume-se, ainda, que as autoridades policiais enquadram menos os homicídios de mulheres negras como feminicídio.

Origem da data

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e teve origem durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. O evento reuniu mais de 300 representantes de 32 países para compartilhar suas vivências, denunciar as opressões e debater soluções para a luta contra o racismo e o machismo. As duas datas trazem visibilidade à luta das mulheres negras em defesa de direitos e contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.

No Brasil, a data também é uma homenagem à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé (MT), e liderou o Quilombo de Quariterê. Segundo documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, incluindo indígenas. Sua liderança se destacou com a criação de uma espécie de Parlamento e de um sistema de defesa. Tereza foi morta após ser capturada por soldados.

Ascom TRT-20, com informações do ANDES-SN