• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Na última sexta-feira foi encerrado o evento LAB INOVA TRT-20. O evento, que aconteceu de 26 a 29/7, teve como objetivo implantar o Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região (TRT-20).

No último dia, foi realizada a oficina “Gestão de Laboratórios de Inovação”, que tratou sobre a apresentação das propostas das equipes formadas nas oficinas durante a semana do curso, com a finalidade de melhorar os processos dos serviços prestados para a sociedade.

O diretor geral do TRT-20, Tadeu Nascimento, participou do encerramento e destacou as habilidades dos servidores no treinamento. “Cada um tem o seu imenso potencial. Eles conhecem os problemas, conhecem o Tribunal, suas sistemáticas e mostraram boas proposituras. A implantação do Laboratório de Inovação é, acima de tudo, uma oportunidade dos servidores colocarem suas propostas de forma sistematizada em prática, de modo que o Tribunal possa eventualmente adotá-las. Tenho certeza que essas oficinas trarão benefícios à prestação do serviço jurisdicional. Todos estão de parabéns por participarem do LAB INOVA: tanto os colegas da Casa, como os de outros Regionais”, resumiu.

O facilitador da oficina, secretário de ação estratégica do TRT da 12ª Região, Gustavo Bestetti Ibarra, ressaltou que o objetivo do LAB INOVA TRT-20 foi extrair as propostas apresentadas pelos participantes, com as metodologias ensinadas, para que se transformem efetivamente em projetos apoiados e praticados no Laboratório de Inovação do Tribunal.

A juíza Isaura Maria Barbalho Simoneti, do TRT-21 (RN), frisou a importância do momento de conhecimento, inovação e crescimento. “Fazemos parte de uma Justiça Social do Trabalho. É preciso romper alguns paradigmas culturais, conceitos ultrapassados, para o desenvolvimento constante e continuado de novas ideias, com a finalidade de melhorar e tornar a nossa instituição cada vez mais eficiente”, pontuou a magistrada.

Participaram como jurados para a escolha da melhor proposta entre os participantes do LAB INOVA, o diretor-geral do TRT-20, Tadeu Nascimento, o assessor da Diretoria-Geral, Sérgio Santana de Matos e o diretor da secretaria da 6ª Vara do Trabalho de Aracaju, Carlos Everton Lisboa.

A equipe vencedora do projeto mais criativo e inovador, “Inova People”, apresentou a proposta “Gabinete Diamante”, com a distribuição automatizada de processos nos gabinetes com inteligência artificial, que proporciona os seguintes benefícios: desenvolvimento da produtividade, aumento da satisfação dos(as) servidores(as) e melhoria da imagem e transparência do TRT-20.

A equipe “Inova People” foi composta pelos(as) servidores(as) Adriano Venceslau (TRT-20), Jarbas Lisboa (TRT-20), José Pacheco (TRT-20), Christiane Kunzl (TRT-3), Valdir Cunha (TRT-12) e Rodrigo Cartaxo (TRT-13).

No último dia do INOVA LAB, o TRT-20 contou com a parceria do Tiradentes Innovation Center - Centro de Inovação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT) - representado pelo coordenador de marketing e produtos educacionais, Leonardo Sales, que gentilmente cedeu o espaço físico para a realização da oficina “Gestão de Laboratórios de Inovação”.

“Nossa missão é conectar pessoas e instituições, a fim de fomentar a cultura da criatividade e do empreendedorismo com foco no aprendizado e no futuro da educação. É um prazer receber todos do TRT-20 ou de qualquer instituição que esteja interessada no tema inovação e que queira levar essa abordagem a seus colaboradores. Nós é quem agradecemos”, finalizou Sales.


Texto e Fotos por Tíffany Tavares (Ascom TRT-20)