Justiça do Trabalho de Sergipe cumpre Meta 2 do CNJ
- Publicado: Quinta, 19 Janeiro 2012
A Justiça do Trabalho de Sergipe cumpriu a Meta 2 estabelecida, em 2011, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A meta determina a implantação de registro audiovisual nas audiências em pelo menos uma unidade judiciária de primeiro grau. O sistema começou a funcionar hoje (19) na 7ª Vara do Trabalho de Aracaju. "Teremos uma maior transparência na realização das audiências, um dos momentos mais importantes do processo", avalia o desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, presidente do TRT de Sergipe.
Foram instalados quatro câmeras, quatro microfones e uma mesa de som para dar suporte ao funcionamento do sistema na vara. Os equipamentos trabalharão integrados, registrando simultaneamente tudo que ocorrer nas audiências. "O secretário de audiências poderá selecionar qual das câmeras deve registrar as imagens a cada momento, de forma que as partes e testemunhas tenham os seus depoimentos gravados", informa o secretário de Tecnologia da Informação, Euler Prado Rocha.
Os advogados trabalhistas que atuam no TRT de Sergipe consideraram positiva a implantação do registro. "A instalação de recursos audiovisuais é interessante, pois a gravação virtual esclarecerá possíveis incidentes e dúvidas. Sem contar que disponibilizará acesso às partes para eventuais consultas", avalia o advogado João Carlos Costa. "O sistema proporcionará uma maior celeridade ao processo. Representará também economia, uma vez que o papel será completamente abolido no futuro. Haverá uma maior transparência do que acontece durantes as audiências", acredita o advogado Thenisson Santana Dória.
A gravação de depoimentos, durante as audiências, era apenas em áudio. A implantação de registro audiovisual de audiências, nas outras doze varas do TRT de Sergipe, será realizada em conjunto com o Processo Judicial Eletrônico - PJE.
![]() |
![]() |
|
|
|
Fotos: Ascom_TRT20 |