• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Na manhã de quarta-feira, 5/10, foram entregues equipamentos para instalação de energia fotovoltaica (solar) no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20). O contrato com a empresa vencedora da licitação foi assinado em setembro deste ano e tem como objetivo a implantação de energia solar em todo o complexo do Regional sergipano. A finalidade é não apenas reduzir custos, mas também atender quesitos de ações de sustentabilidade, com energia considerada limpa. 

De acordo com o engenheiro civil, chefe do setor de obras e serviços do TRT-20, Fernando Garcez, é um projeto antigo, mas que somente em 2022 está se concretizando, foi realizada a licitação, assinado contrato e disponibilizado recurso para a execução da obra. 

“Estamos com o projeto em andamento para instalar painéis fotovoltaicos para geração de energia solar, que serão distribuídos nas lajes dos três prédios do complexo do TRT-20. Será um investimento de mais de R$ 1,4 milhão, com a produção de 418 kWp (Watt-pico). Estimamos uma economia considerável em nossa conta de energia, entre 40 e 50 mil reais mensais. Em torno de três anos recuperaremos o investimento. A previsão de funcionamento é de 60 dias, de acordo com o prazo de homologação da Energisa”, explicou o engenheiro.

O secretário de obras, manutenção e serviços do TRT-20, Josemilson Tavares, conta que são mais de 700 painéis distribuídos pelos três prédios do TRT-20, que proporcionam uma economia de aproximadamente 40% do gasto de energia mensal. É uma ação sustentável, vamos produzir energia limpa, além de trazer economia para os cofres públicos”, concluiu Josemilson.

Texto e fotos: Tíffany Tavares (Ascom TRT-20)