Relatório técnico da experiência do TRT-20 no contexto da pandemia do Covid-19 é apresentado no EnAJUS 2022
- Publicado: Quarta, 26 Outubro 2022
O desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), Fabio Túlio Correia Ribeiro, a secretária de Governança e Gestão Estratégica do TRT-20, Mônica Oliveira Barreto e o chefe da Divisão de Estatística, Pesquisa e Inovação do TRT-20, Adriano Leão Venceslau participam até o dia 27/10 do Encontro de Administração da Justiça 2022 (EnAJUS), que acontece na Universidade Positivo, em Curitiba. Na oportunidade, Mônica Barreto apresentou na manhã desta terça-feira, 25/10, o artigo, escrito por ela, que foi submetido e aceito pela banca do EnAJUS, com o tema: “Relatório técnico da experiência do TRT-20 no contexto da pandemia do Covid-19”.
“A declaração da pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, provocou, como em todas as áreas e organizações, impactos significativos na atuação do Poder Judiciário. Tratou-se de cenário inédito, abrupto, para a qual não havia precedentes ou experiência anterior que pudesse subsidiar a adoção de medidas para
compatibilizar a manutenção da prestação jurisdicional, a garantia de acesso à justiça, com a necessidade de salvaguardar a saúde das pessoas”, informou a secretária de Governança e Gestão Estratégica do TRT-20.
Por meio da apresentação do relatório técnico, Mônica Barreto fez uma exposição compilada da experiência do TRT-20 em face do contexto da pandemia. “Apresentamos as principais soluções implementadas, adaptações realizadas, mudanças em processos de trabalho, inovações, para que não houvesse solução de continuidade da Justiça do Trabalho em Sergipe”, explicou. De acordo com ela, todas essas ações permitiram que o TRT-20 fosse produtivo no período de enfrentamento da covid-19. Além disso, provocaram mudanças profundas na forma de atuação jurisdicional, que aceleraram e anteciparam a transformação digital, atuando, nesse sentido, como catalisador da justiça digital.
"Senti-me honrada em participar do ENAJUS 2022 e explanar sobre a experiência do TRT da 20ª Região no enfrentamento da pandemia. Fazer esse relato representou uma oportunidade de registrar esse momento histórico da administração da Justiça, que ocorreu por ocasião da gestão da excelentíssima desembargadora Vilma Leite Machado Amorim. Foram apresentadas as principais soluções viabilizadas para a manutenção da prestação jurisdicional, sempre com a preocupação de salvaguardar a vida das pessoas", ressaltou Mônica Barreto.
EnAjus 2022
Iniciado no dia 24/10 o EnAJUS 2022 conta com sessões destinadas a apresentações de trabalhos e painéis temáticos. Além disso, o evento oferece minicursos, focados em métodos e técnicas de pesquisa, que visam conceder oportunidades de capacitação a indivíduos interessados em ampliar o conhecimento sobre pesquisa em Administração da Justiça, apoiada em dados e evidências.
O EnAJUS também se propõe a discutir, com base em evidências, as distintas dimensões teóricas, metodológicas e práticas, que compõem o funcionamento da Justiça. Trata-se de iniciativa que visa congregar várias áreas do conhecimento, como Direito, Economia, Sociologia e Administração Pública, com a finalidade de gerar e disseminar conhecimentos capazes de melhorar os níveis de eficiência e de efetividade da Justiça. Essa ação é particularmente importante na medida em que sistemas de justiça são, em regra geral, caros, congestionados, lentos e pouco efetivos.
Por Moema Lopes (Ascom TRT-20)