• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20) realizou, na manhã de quinta-feira, 17/11, no auditório da Escola Judicial (Ejud-20), o XVII Fórum de Saúde e Qualidade de Vida.

Com o tema “Comportamento Alimentar e Saúde Mental”, o evento contou com palestras que alertaram sobre os riscos da alimentação, mesmo a dita como saudável, vida sedentária e diabetes descontrolado.

A primeira palestra foi ministrada pela endocrinologista Marinalva dos Anjos Lima Oliveira, que tratou sobre o tema “Desvendando o Diabetes Mellittus”. “É preciso entender os riscos da diabetes em crianças e adultos, reconhecer o momento de se evitar a doença, além de cuidados e rotinas adequadas, como alimentação saudável e atividade física”, ressaltou.

A psicóloga Viviane Barbosa de Melo Torres apresentou a segunda palestra, com o tema “Quando a alimentação saudável traz riscos à saúde”, e levou ao público a reflexão sobre a nossa relação com a comida. “Nós comemos em paz ou com culpa? Muito se sabe sobre a alimentação saudável e não saudável. Contudo, os índices de doenças crônicas, transtornos alimentares e obesidade só vêm aumentando. É hora de repensar. O que a comida representa para você?”, questionou a profissional.

Por fim, o terceiro e último tema “Do Sedentarismo ao Ironman” foi abordado pelo servidor do TRT-20, Edson Cabral Vieira Vasconcelos, que relatou sua trajetória inicial na corrida, na melhoria de hábitos e de qualidade de vida, com o esporte. “Estava sedentário, com taxas todas desreguladas e era sempre alertado por médicos. Comecei aos poucos na corrida, nela fiz amizades de todas as idades, mudei o estilo de vida, conheci pessoas e lugares novos. A socialização nos ajuda muito a superar nossos próprios desafios. Esse estímulo é fundamental”, incentivou o atleta.

Ao final, houve espaço para dúvidas e questionamentos do público, com os palestrantes.

O XVII Fórum de Saúde e Qualidade de Vida teve como finalidade promover o bem-estar no ambiente de trabalho, contribuindo para a saúde e a qualidade de vida de magistrados(as) e servidores(as).

Texto e Fotos: Tíffany Tavares (Ascom/TRT20)