• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

“30 anos de Inovação” foi o tema do X Fórum de Gestão Estratégica, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), em referência aos 30 anos de instalação do Regional de Sergipe.

Na programação, palestras, exposição fotográfica sobre a história do TRT-20, veiculação de vídeo institucional referente à data, e a premiação do concurso Banco de Ideias 2022.

A abertura foi feita pela desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo, que parabenizou o TRT-20 pelos 30 anos. “Parabéns e obrigada pelo comprometimento e responsabilidade de todos com o desenvolvimento de nosso trabalho”, disse.

A primeira palestra foi ministrada pelo advogado Samer Agi, que falou sobre o equilíbrio das cinco áreas da vida: espiritual, sentimental, financeira, profissional e familiar. “É preciso cuidar de todas elas em equilíbrio. O que custa sua paz, não vale a pena. Que todos saiam daqui com uma pequena mudança em cada área da vida. Comece 2023 com uma mudança de pensamento, com a concepção de que a vida é transitória, isso deve fazer de você alguém mais leve, mais coerente, mais feliz. E por fim, lembre-se: você pode ser a medicina na vida de alguém”, finalizou destacando a preocupação do TRT-20 com a qualidade de vida das pessoas que nele trabalham.

Em seguida, foram anunciados os primeiros colocados do concurso Banco de Ideias 2022, instrumento com objetivo de incentivar, valorizar e premiar ideias que proporcionem a melhoria das rotinas de trabalho, funcionamento do Tribunal e da qualidade de vida de seus integrantes.

Na primeira colocação, a ideia “Acessibilidade para surdos nas audiências judiciais e no Cejusc”, dos autores: Bruno Lins Alves, José Olino de Campos Lima Júnior e Jonathan de Carvalho Luz, servidores lotados na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), que receberam o prêmio de 4 mil reais e cópia de portaria concessiva de elogio funcional.

A ideia vencedora sugere a colocação de monitores, com um assistente virtual que traduz para libras em tempo real, a ata da audiência ou acordo judicial.

Em segundo lugar, duas ideias empataram e as equipes receberam o prêmio de R$ 2.500, a ser compartilhado, além de cópias de portaria concessiva de elogio funcional.

Uma delas foi: “Notificação de audiência com assinatura digital pelo gov.br”, de autoria de Alysson Messias da Silva, servidor lotado na Setic, e tem como objetivo possibilitar que notificações de ciência de documentos, audiência e eventos diversos sejam realizadas de maneira digital, através de assinatura eletrônica integrada com o gov.br.

A outra ideia chama-se “Invelox (intimação rápida)”, do servidor Mário de Oliveira Neto, lotado na Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória, e objetiva que as comunicações para partes e leiloeiro sejam feitas por e-mail, ou mesmo whatsapp, diminuindo custos com correios e acelerando a comunicação dos atos processuais, com consequente diminuição do tempo gasto para processar as demandas.

E o 3ª lugar foi para a ideia “Automatização da Triagem Inicial”, com objetivo de criar robô automatizado que execute tarefas manuais repetitivas, já mapeadas, na tarefa de triagem inicial, dos servidores Bruno Lins Alves, José Olino de Campos Lima Júnior e Jonathan de Carvalho Luz, lotados na Setic, que receberam o prêmio de R$ 1.500 e cópia de portaria concessiva de elogio funcional.

Por fim, a servidora do TRT-12, facilitadora do Laboratório de Inovação, Tamillly Viríssimo ministrou a segunda palestra, com o tema “Inovação e Pensamento Criativo”, que ressaltou a importância de se abordar a inovação no pós pandemia. “É preciso pensar que inovação não é uma responsabilidade única e somente da administração. Nós somos corresponsáveis individualmente por ela. Trazer esse debate é lembrar que essa não é uma estratégia apenas do Tribunal e sim de todos nós, em nosso desenvolvimento, focando nessa perspectiva de que não seja necessariamente algo novo. Podemos ter inovação sob uma perspectiva incremental, de melhoria de processos existentes”, resumiu.

O encerramento foi realizado pelo diretor-geral do TRT-20, Tadeu Matos Henriques Nascimento. Participaram do X Fórum de Gestão Estratégica servidores(as), magistrados(as), terceirizados do Tribunal e convidados.

Por Tíffany Tavares (Ascom TRT-20)

Fotos: Moema Lopes