• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Juiz do TRT apresentará programa Trabalho Seguro

Trabalhadores da construção civil vão conhecer o  Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). O juiz do Trabalho Alexandre Manuel Rodrigues, do TRT de Sergipe, apresentará as ações locais definidas para acontecer nesta segunda etapa do programa, que recentemente ganhou o nome de 'Trabalho Seguro'. A apresentação será amanhã (22), a partir das 13h, no auditório do Sinduscon, durante o Seminário Técnico Segurança e Saúde na Indústria da Construção.

O principal objetivo do programa é reverter o cenário de crescimento do número de acidentes de trabalho no Brasil nos últimos anos. Dados da Previdência Social mostram que em 2009 foram registrados 723,5 mil acidentes de trabalho no Brasil, sendo que quase 2,5 mil terminaram em mortes, uma média de quase sete mortes por dia. As estatísticas não incluem dados do funcionalismo público e de trabalhadores informais. Os gastos do governo com auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadorias por invalidez chegam a R$ 10,7 bilhões por ano.

O programa foi lançado em maio de 2011 pelo TST, em parceria com os Regionais Trabalhistas, setor público e com entidades da sociedade civil. A desembargadora Graça Melo e o juiz Alexandre Manuel foram indicados para atuarem como gestores do programa em Sergipe. A segunda etapa dos trabalhos prevê também a distribuição direta de cartilhas educativas nos canteiros de obras e nos estabelecimentos das empresas do setor, durante visitas feitas por representantes dos órgãos envolvidos no programa.

O seminário é uma iniciativa do Comitê Regional Sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Representação Sergipe (CPR-SE), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Sergipe -  Sinduscon/SE e do Instituto Trabalho e Vida de São Paulo.