• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Sergipe) realizou, hoje (20), o I Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O evento faz parte das ações locais do Programa 'Trabalho Seguro', iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O objetivo foi ampliar o debate das instituições públicas e privadas sobre o tema.


O seminário, realizado no auditório do TRE, foi aberto pelo presidente do TRT-SE, desembargador Jorge Cardoso. "Pretendemos difundir o conhecimento especializado a respeito das causas, consequências e medidas preventivas. Nesse sentido, observo com muita felicidade o interesse e a preocupação de todos em reduzir as preocupantes estatísticas de acidentes de trabalho no país", disse Jorge Cardoso.

O evento foi destinado a magistrados e servidores do TRT, advogados, estudantes, empregados e empregadores e representantes da sociedade civil. Os desembargadores Rita Oliveira, vice-presidente do TRT, Graça Melo e Fabio Túlio participaram da abertura do seminário. Os ministérios da Previdência Social, da Saúde e do Trabalho e Emprego, além de instituições como o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Advocacia Geral da União, são parceiros do programa em Sergipe. 


Programação

O desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais) fez a palestra de abertura. ''O número de acidentes no Brasil  é muito elevado. Por dia, cerca de 50 pessoas dão adeus ao trabalho definitivamente e passam a onerar os cofres públicos'', informou o desembargador Sebastião de Oliveira.


O seminário teve ainda um painel sobre 'Ambiente de Trabalho: Causalidade, repercussões e gestão de risco nas organizações' com os seguintes participantes: juiz do Trabalho Alexandre Manuel Rodrigues, procurador do Trabalho Luís Fabiano Pereira, auditor do Trabalho Roberto Borges Andrade, procurador Federal Célio Rodrigues da Cruz e Roberto da Costa Barros, representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Sergipe (Sinduscon-SE).

Fotos: Ascom_TRT20