• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

TRT-20 alerta para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES).

O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. A violência contra o idoso pode ser de vários tipos: física, sexual, psicológica, econômica/financeira, abandono e negligência.

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20) alerta para os números alarmantes referentes a violações dos direitos humanos contra pessoas idosas que, somente no primeiro semestre de 2023, alcançaram 202,3 mil registros em todo o Brasil. Os dados são da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, mantida pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

Em Aracaju, de acordo com o Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis (CAGV), setor administrado pela Delegacia de Atendimento dos Grupos Vulneráveis (DAGV), de janeiro a abril deste ano foram gerados 162 boletins de ocorrência notificando violência contra o idoso na capital. A maioria das vítimas é composta por mulheres com idade entre 70 e 90 anos. De forma representativa, os responsáveis pelas agressões costumam ser os próprios familiares ou pessoas próximas.

Entre os diversos tipos de violência registrados pelo CAGV destacam-se os crimes de abandono, maus tratos, apropriação de rendimentos, ameaça e estelionato, sendo este último praticado por pessoas fora do convívio do idoso.

Canais de Denúncias

Quem tiver informações sobre maus tratos em idosos pode denunciar diretamente junto ao Centro de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (CAGV), localizado à Avenida Augusto Maynard, bairro São José, em Aracaju. Contato: (79) 3213-1238.

Outra opção é o Disque-Denúncia da Polícia Civil, através do número 0800-79-0147. O serviço nacional do Disque 100, também dispõe central de atendimento sigiloso, o qual recebe ligações, inclusive, durante os finais de semana e feriados.

Por Tíffany Tavares (Ascom TRT-20), com informações do Site Alese