25 de julho - Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
- Publicado: Terça, 25 Julho 2023
Em 25 de julho celebra-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Essa data relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.
Em alusão a data, o Comitê Gestor da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT da 20ª Região alerta a sociedade para a situação da mulher negra que, ainda hoje, é discriminada em diversos setores. No mercado de trabalho, estão expostas a condições precárias de emprego, baixa remuneração, diferença desigual de salários, exploração da mão de obra e assédio moral e sexual, em razão da herança cultural racista e escravocrata.
O preconceito e a discriminação violentam o exercício de direitos das pessoas cotidianamente. O racismo e o sexismo são formas de preconceito, muitas vezes naturalizados e banalizados na sociedade, e ficam ainda mais complexos a partir da interação com outros preconceitos como a xenofobia, LGBTfobia, o preconceito geracional e de classe social.
Assim, a data é relevante para celebrar a resistência das mulheres negras e fortalecer a emancipação e autonomia diante das lutas cotidianas contra a opressão de gênero e étnico-racial.
Ascom TRT-20