• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A Divisão de Polícia Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20) deu início nesta segunda-feira, 11/9, ao curso de reciclagem anual de agentes da polícia judicial, com o tema “Defesa Pessoal Policial”. A primeira turma conta com a participação de 13 componentes e segue até sexta-feira, 15/9.

O presidente do TRT-20, desembargador José Augusto do Nascimento, participou da abertura do curso e parabenizou todos os participantes. “Agradeço aos nossos instrutores e ressalto que vamos incrementar os eventos na área de formação e treinamento ligados à polícia judicial. Sigo acompanhando a programação”, disse.

De acordo com o chefe da Divisão de Polícia Judicial do TRT-20, Cláudio Alves Canellas, o curso acontece anualmente, é obrigatório para todos os agentes e foi dividido em duas turmas, com aulas teóricas e práticas, totalizando 20 horas de treinamento. “Teremos 4 horas diárias, durante cinco dias. Os instrutores são quatro especialistas em defesa pessoal policial da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) e nos passarão ricos ensinamentos. Na próxima semana, será feito o curso para a segunda turma”, informou.

O instrutor, 3º sargento da PM/SE, Elvio Marcelo Lisboa Santos, é professor de educação física e de defesa pessoal e ressalta que a proposta do método de defesa pessoal de Sergipe é difundido por todo o Brasil. “Tratamos aqui assuntos desde abordagem de solo, como dominar uma pessoa, imobilizar, conduzir, algemar, até a proteção de armamentos, entre outros temas. Primeiro desmistificamos a questão da defesa pessoal. Nosso método é inovador com conteúdo teórico e aulas práticas, inclusive no tatame, com contato corporal, imobilização, controle e uso dos equipamentos inerentes à prática da polícia”, explicou.

Elvio Santos acrescenta ainda aspectos que diferenciam a defesa pessoal da defesa pessoal policial. “A defesa pessoal é aquela que qualquer pessoa faz com técnicas de agressão. Na defesa pessoal policial, o agente não pode agredir, tem sempre que imobilizar, conter, algemar e conduzir. Trabalhamos com técnicas de imobilização e contenção e não de agressão”, finalizou o professor.

Os instrutores da PM/SE do curso de Defesa Pessoal Policial são: Elvio Marcelo Lisboa Santos (3º sargento), João Heleno Oliveira Santos (3º sargento), Carlos Vinícius Pereira Guimarães (cabo) e Leandro Souza de Oliveira (soldado).

Vale ressaltar que, em janeiro deste ano, o TRT da 20ª Região firmou convênio de mútua cooperação técnica e científica com a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE). O convênio tem por finalidade unir esforços, no âmbito de suas atribuições institucionais, e contempla, em seu artigo 5º: “A Polícia militar do Estado de Sergipe tem a responsabilidade contribuir com a implementação da política de segurança institucional do TRT/20, na execução do seu programa técnico científico, através da realização de cursos, palestras, seminários, workshop e demais atividades afins, por parte do TRT/20, fornecendo pessoal especializado, na qualidade de instrutores e professores do quadro da corporação, definindo o local da realização das referidas atividades”.

Texto e fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT-20