TRT-20 recebe visita institucional de corregedores da Corregedoria-Geral do MPT
- Publicado: Quarta, 27 Setembro 2023
O corregedor-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), procurador Jeferson Luiz Pereira Coelho, acompanhado dos(a) corregedores(a) auxiliares do MPT, Omar Afif e Vanessa Kasecker Bozza, e do procurador-chefe do MPT em Sergipe (MPT-SE), Alexandre Magno Morais Batista de Alvarenga, do vice-procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas Cabral de Andrade, e da procuradora-chefe substituta do MPT-SE, Clarisse de Sá Farias Malta, realizaram visita institucional ao Tribunal do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), na tarde de terça-feira, 26/9.
Na ocasião, os(a) corregedores(a) e procuradores(a) do MPT foram recebidos pelo presidente do TRT-20, em exercício, desembargador Jorge Antonio Andrade Cardoso. “Foi uma visita de cortesia e, também, de interação, dando continuidade ao excelente entrosamento e parceria que existem entre o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho, já que atuamos na área trabalhista. Para que nós possamos prestar uma jurisdição de excelência, é importante que tenhamos esse bom entrosamento”, afirmou o desembargador, ao ressaltar que a importância da função constitucional do MPT é zelar pelo bom cumprimento das normas trabalhistas.
“Evidente que os auditores fiscais do trabalho fazem a fiscalização rotineira diária de todas as atividades dos empregadores, mas quando é necessário uma ação mais grave, que busque demanda do Judiciário, aí entra o Ministério Público. Muita coisa o MPT resolve, estabelecendo termos de ajustes de condutas, apurando denúncias feitas pelos auditores fiscais ou pelos sindicatos de classe e instaurando inquéritos. De repente, no curso desses inquéritos, as empresas empregadoras se convencem de que estão atuando de uma forma irregular e se comprometem a se adequar. Uma vez não conseguindo esse êxito, o MPT ajuíza ações civis públicas para que o Judiciário examine e resolva o impasse. Portanto, a visita do corregedor do MPT aqui ao Tribunal do Trabalho é muito importante, tanto internamente para o Ministério Público do Trabalho quanto para a sociedade”, declarou o desembargador Jorge Cardoso.
O corregedor-geral do MPT, procurador Jeferson Luiz Pereira Coelho, que está em Aracaju para realizar correição ordinária na unidade da instituição em Sergipe, destacou que a principal finalidade da visita ao TRT da 20ª Região é estreitar os laços entre os órgãos. “Nós, do Ministério Público do Trabalho nesta atividade correicional, sempre que viajamos o Brasil, de Norte a Sul do país, fazemos questão de realizar visitas aos Tribunais do Trabalho para conhecermos como estão sendo desenvolvidas as atividades do Ministério Público nos estados junto à Justiça do Trabalho. Essa é a primordial finalidade da visita institucional. Aqui em Sergipe, sou sempre muito bem recebido pelos membros do TRT. Hoje é o doutor Jorge Cardoso quem está nos recebendo, ele é sempre muito agradável e parceiro da atividade institucional do Ministério Público com a Justiça do Trabalho em Sergipe”, frisou o corregedor-geral do MPT.
Fotos e texto por Moema Lopes
Ascom TRT-20