O PJe representará mais celeridade processual, diz Thenisson Dória
- Publicado: Quinta, 14 Junho 2012
| |
Foto: Ascom_TRT20 |
Ascom/TRT - Como os advogados estão observando a implantação do PJe?
Thenisson Santana Dória - Pude observar que os colegas advogados estão apreensivos com a implantação do PJe, sobretudo por não deterem o conhecimento do sistema operacional decorrendo dúvidas que serão dissipadas, assim espero, até a solidificação do processo eletrônico na Justiça do Trabalho. No entanto, há necessidade de que os escritórios de advocacia se antecipem à implantação do PJe no TRT da 20ª Região adquirindo a certificação digital e implantando os softwares necessários, sob pena de estagnarem. Em decorrência disso, a ASSAT e OAB/SE têm engendrados meios a possibilitar uma situação mais cômoda e tranquila para os advogados, com o apoio irrestrito do TRT da 20ª Região.
Ascom/TRT - Quais os benefícios esperados com a chegada do PJe?
Thenisson Santana Dória - A movimentação processual em meio eletrônico permitirá o peticionamento e consulta processual em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, desobrigando o advogado de consultar os autos em cartório, por exemplo. Além disso, os gastos do escritório com papel, cartuchos de impressora, armários para arquivos e fotocópias serão reduzidos. Ainda ocorrerá uma celeridade processual, já que as etapas de juntada de documentos, numeração de folhas e outros serviços burocráticos serão eliminados.
Ascom/TRT - Como anda o trabalho de certificação dos advogados?
Thenisson Santana Dória - Alguns colegas ainda não perceberam a necessidade de aquisição da certificação digital, o que é preocupante. Ainda são poucos que a possui! Os novos mecanismos de atuação pedem que o advogado se atualize e se aparelhe a fim de não amargar dissabores. Daí a preocupação da ASSAT e da OAB/SE em participarem ativamente do Comitê Gestor de implantação do PJe na Justiça do Trabalho, notadamente na 20ª Região. Enfim, tem-se feito uma campanha e um trabalho de mobilização para que o advogado não perca o bonde da história. Torçamos para que os colegas compreendam a dimensão da implantação do PJe e, consequentemente, adquiram maciçamente a certificação digital.
Ascom/TRT - Que importância terá a certificação na implantação do PJe?
Thenisson Santana Dória - Antes mesmo da implantação do PJe, a certificação digital já alcançou a devida importância para os colegas que se servem do respectivo recurso. Rotineiramente petições são encaminhadas à localidade diversa da sede do escritório do advogado sem qualquer custo, de modo célere e seguro. Já com a implantação do PJe, a certificação digital será imprescindível para acessar o sistema, além de ser uma ferramenta que garantirá a segurança. O lançamento do PJe está marcado no TRT de Sergipe para o dia 6 de julho, quando será instalado nas 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Varas do Trabalho de Aracaju. Portanto, é um caminho já iniciado e sem volta, uma mudança cultural sem precedentes na Justiça do Trabalho.