• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O autocuidado foi tema de palestras do XVIII Fórum de Saúde e Qualidade de Vida, realizado na manhã desta terça-feira, 7/11, na Escola Judicial (Ejud-20) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20).

A abertura do evento, que teve como objetivo alertar sobre a necessidade do olhar para si, foi realizada pelo diretor-geral substituto Sérgio Santana de Matos.

A primeira palestra, intitulada “Mudança de Hábitos e a Saúde Cardiovascular” foi ministrada pela cardiologista Isabela Tavares de Góis, que destacou sobre as mudanças no estilo de vida para viver melhor. “Não podemos usar a genética como desculpa. Mesmo que tenhamos o DNA suscetível a ter um problema cardiovascular, temos muito a fazer durante o percurso de vida. De 10 a 20% dos casos o gene é determinante, mas por meio da genética, podemos modificar isso com estilo de vida saudável. Isso é ciência. O DNA não é o seu destino”, afirmou.

A segunda e última palestra foi ministrada pela pediatra especialista em gestão hospitalar Marta Simone de Santana Souza, que falou sobre “O impacto do autocuidado no clima organizacional e na gestão de conflitos no trabalho”, e lembrou da autossabotagem com a saúde. “Às vezes negligenciamos nossas dores e sintomas, mas ressalto que a melhor hora para cuidar da saúde é quando não se tem doença. No momento em que entramos no ciclo do autocuidado, vamos atraindo só bons resultados. Compreendemos nossas questões emocionais, entendemos nossas necessidades e assim, encontramos o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional”, finalizou.

Ao final foram oferecidas massagens terapêuticas aos presentes.

O Fórum é uma ação do Programa BEM VIVER TRT, instituído pela Portaria GP Nº 1000/2007 e congrega várias ações direcionadas à melhoria da qualidade de vida dos magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal.

Texto e Fotos: Tíffany Tavares (Ascom TRT-20)