“É preciso quebrar paradigmas para que possamos pensar em inovar”, diz especialista no XI Fórum de Gestão Estratégica
- Publicado: Sexta, 17 Novembro 2023
“Inovação: Rumo ao Equilíbrio Dinâmico” foi o tema do XI Fórum de Gestão Estratégica, realizado na manhã desta sexta-feira, 17/11, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), com a presença de servidores(as), magistrados(as) e terceirizados(as).
A abertura foi feita virtualmente, pelo presidente do Regional, desembargador José Augusto do Nascimento, que deu as boas vindas aos participantes. “Desejo a todos uma excelente reflexão em conjunto com nossos dois palestrantes de hoje. Sucesso nos trabalhos”, disse.
O primeiro palestrante, auditor-chefe de governança e inovação do Tribunal de Contas da União (TCU), Wesley Vaz, abordou sobre “Inovação e Liderança” e o impacto das tecnologias emergentes no trabalho das organizações públicas.
“É preciso encarar as mudanças que vemos pela frente, não somente no nível operacional, mas também no nível de liderança. Talvez as pessoas não compreendam na prática o conceito de inovação, mas, ao entenderem melhor, percebem que já são praticantes dela. O futuro do trabalho vai ser impactado, teremos dificuldades e processos de reformulações, porém aqueles que estiverem mais capacitados para usar melhor as ferramentas existentes serão mais felizes do que aqueles que não estiverem, pois se sentirão mais produtivos, mais incluídos e vão continuar tendo emprego”, resumiu.
No segundo momento, o palestrante assessor-chefe de relacionamento de tecnologia e inovação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Welington Monteiro, destacou que a intenção do Fórum de Gestão Estratégica no TRT-20 foi trazer provocações sob a perspectiva de pensar na prestação de serviços de forma inovadora. “Considero que é preciso quebrar paradigmas para que possamos pensar em inovar. A principal premissa da inovação é quebrar paradigmas para depois prestar bons serviços à sociedade de forma inovadora”, defendeu.
Ao final da segunda palestra foi aberto espaço para dúvidas e questionamentos do público presente. O XI Fórum de Gestão Estratégica foi encerrado pelo diretor-geral do TRT-20, Tadeu Matos Henriques Nascimento.
Texto e fotos: Tíffany Tavares (Ascom TRT-20)