• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Vamos continuar brincando? Neste Natal, o Papai Noel pode ser você. Participe!

Dando continuidade à campanha do Dia das Crianças “Vamos brincar?”, o TRT da 20ª Região (TRT-20) realizará, a partir do dia 4 de dezembro, uma campanha de arrecadação de presentes para alegrar o Natal de crianças e adolescentes, de quatro a 12 anos de idade, assistidas pelo Projeto Pão Nosso (@paonosso.projeto), em Aracaju.

Nesta ação, promovida pelo Setor de Programas de Qualidade de Vida/Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), e integrante do Plano de Sustentabilidade do TRT-20, o convite é para que os(as) interessados(as) em participar da brincadeira de presentear, sejam o Papai Noel que vai alegrar o Natal da criança ou do(a) adolescente escolhido(a).

Para participar, basta escolher uma das crianças ou dos adolescentes, cujos nomes e idades estão escritos nos enfeites e bolas da árvore de Natal, nos painéis disponíveis nos halls de entrada do Fórum Dantas do Prado (prédio vermelho) e da sede do Tribunal (prédio amarelo) e, em seguida, pegar, na recepção dos respectivos prédios, a carta da referida criança ou adolescente escolhido(a).

Os presentes deverão ser deixados no painel da árvore de Natal, onde foi disponibilizado o nome e idade da criança ou adolescente que vai recebê-lo, até o dia 15 de dezembro. Na segunda-feira, 18/12, os presentes serão entregues aos representantes do Projeto Pão Nosso.

Participe!

Conheça o Projeto Pão Nosso

O projeto nasceu no dia 6 de julho de 2022 com a iniciativa de três amigas, Leurenilda Oliveira, Mônica Porto Milet e Marcela Melo, levando, quinzenalmente, 70 sanduíches, café e sucos, para pessoas que se encontravam em situação de vulnerabilidade social nas ruas de Aracaju, nas regiões do Mercado Municipal e da Praça Fausto Cardoso, no Centro da Cidade.

O grupo cresceu e com o apoio de familiares e amigos tornou-se o “Projeto Pão Nosso, unidos para fazer o bem”. Hoje o grupo conta com a participação de 25 pessoas, entre doadores e voluntários, além do apoio da sociedade.

“Encerramos nossos trabalhos nas ruas no mês de novembro de 2022 e, no mês seguinte, começamos a desenvolvê-los na sede do Grupo Espírita Laura Amazonas, localizado no Bairro Santos Dumont, o qual desde então, já realizava assistência às famílias carentes. O Grupo Espírita Laura Amazonas acolheu o Projeto Pão Nosso para que hoje fosse possível estarmos prestando assistência a essa comunidade”, informou uma das idealizadoras do Projeto, Leurenilda Oliveira.

Atualmente o Projeto Pão Nosso presta assistência a 250 pessoas, entre adultos, adolescentes e crianças. Dessas, 120 são crianças e adolescentes de 4 a 12 anos de idade.

Desde o mês de dezembro de 2022, com o apoio de voluntários e da sociedade em geral, o “Projeto Pão Nosso” serve, em média, 250 refeições e lanches (bolo, leite e suco) todas as quartas-feiras, para a comunidade carente do Bairro Santos Dumont.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Projeto Pão Nosso na comunidade do Bairro Santos Dumont, estão a realização de cursos de capacitação profissional, doação de enxovais e atendimento terapêutico feito por iniciativa da psicóloga Morgana Oliveira. Atualmente, dez mães de filhos autistas são assistidas pela psicóloga.

Já os cursos de capacitação profissional estão beneficiando 45 pessoas (mães e adolescentes), com o apoio de profissionais voluntários, nas áreas de design de sobrancelhas, confeitaria, boas práticas de fabricação (BPF) e empreendedorismo.

E a doação de enxovais, contendo banheira, fraldas, mamadeiras, sabonete, roupa de maternidade, lençóis, entre outros, para os bebês das mães carentes do Bairro Santos Dumont, é realizada com o apoio do Grupo Mei Mei (UES).

Segundo Leurenilda Oliveira, para 2024, a proposta do “Projeto Pão Nosso” é ampliar a doação de refeições para beneficiar 300 pessoas da comunidade, buscar parcerias para ampliar a oferta de cursos de capacitação profissional, dar início ao atendimento terapêutico para as crianças autistas e continuar com a doação de enxovais para as gestantes carentes.

Neste Natal, o Papai Noel pode ser você! Participe da campanha do TRT-20 e doe presentes para as crianças e adolescentes do Projeto Pão Nosso!

Por Moema Lopes
Ascom TRT-20