Segundo dia do PEP 2024 inicia com homenagem a servidores
- Publicado: Sexta, 19 Janeiro 2024
Servidores(as) e magistrados(as) se reuniram, na manhã dessa quinta-feira, 18/1, das 8h às 12h, para participarem do 2º dia de oficina para revisão do Planejamento Estratégico Participativo (PEP 2024), que acontece no prédio da Escola Judicial (Ejud-20) do TRT da 20ª Região (TRT/SE), até esta sexta-feira, 19/1.
A revisão, que tem como objetivo tornar o processo mais democrático, faz parte da metodologia estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atualizada anualmente. A segunda oficina reuniu os grupos 3 e 4, representando a prestação jurisdicional dos 1º e 2º graus.
Na ocasião, servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) foram homenageados pelos serviços prestados ao Regional, durante o final de 2023.
Na abertura, o presidente do TRT/SE, desembargador José Augusto do Nascimento, parabenizou os servidores(as) e magistrados(as) pelo excelente trabalho realizado no ano de 2023 e incentivou o avanço na qualidade dos serviços prestados pelo Regional.
O desembargador José Augusto ressaltou, ainda, a inovação da realização do PEP no início do ano, o que possibilita que toda a administração e todas as unidades, no caso desta quinta-feira, 18/1, judiciárias, tenham conhecimento, mais cedo, das metas e das propostas planejadas para o ano de 2024. “Assim temos tranquilidade e tempo para alcançar os nossos objetivos. Outro feito é o PEP estar sendo realizado na Ejud-20, uma maneira de prestigiarmos essa tão importante unidade judicial, o que demonstra a união, integração e parceria entre a gestão da presidência e as diversas unidades do Tribunal. Tenho muito carinho não só pela equipe, mas também pela direção. O desembargador Josenildo Carvalho, diretor da Ejud, está desempenhando um excelente trabalho”, destacou o presidente do TRT/SE.
José Augusto do Nascimento explicou, também, que as conclusões coletivas dos três dias das oficinas do PEP 2024 farão parte de um documento que será disponibilizado a todos. “No dia de hoje vamos trabalhar a parte judiciária dos 1º e 2º graus, no que podemos melhorar em 2024. Sabemos que o PEP tem uma extensão maior, que segue até 2026. Então, a cada ano, vamos aprimorando os serviços, visando a alcançar o melhor êxito até 2026”, disse.
O diretor-geral do TRT/SE, Tadeu Matos Henriques Nascimento, em sua fala de abertura, homenageou os(as) servidores(as) que trabalharam no Tribunal no dia 23/12/23, antevéspera do Natal, até às 23h, em razão da preparação da folha de pagamento dos atrasados da diferença salarial de 11,98%, correspondente às perdas verificadas a partir de março de 1994, quando a antiga moeda (cruzeiro real) foi transformada em URV (Unidade Real de Valor). São eles: Riva Baruc Santos Oliveira e Ricardo do Prado Souza, lotados na Segep, e Adriano Lopes Vaz Sampaio, Felipe José Rocha Vieira e Jonathan de Carvalho Luz, Setic.
“Foi tenso porque o sistema era novo, não estava maduro o suficiente, mas por fim 19 folhas foram elaboradas para pagarmos tudo até o final do ano. Vocês merecem uma salva de palmas. Aqui vai o nosso agradecimento e reconhecimento à equipe que “suou a camisa”. Vale ressaltar que, alguns desses servidores, por serem mais novos no TRT, nem tiveram direito ao pagamento de atrasados relativos à URV”, elogiou o diretor-geral.
Além disso, Tadeu Nascimento aproveitou a oportunidade para realizar alguns informes, como o andamento da licitação do restaurante do Regional, que já aconteceu, mas a única empresa participante não atendeu às condicionantes do edital. “Já estamos refazendo o edital e faremos outra licitação, se possível ainda em janeiro. Aproveitamos esse tempo e fizemos uma reforma no local do restaurante, com algumas adaptações, como troca de piso e novas coifas. Enfim, em breve esperamos estar com o restaurante em pleno funcionamento”, destacou.
Outro informação dada, foi sobre a urgente situação do plano de saúde dos servidores(as) e magistrados(as). “O assunto não está relegado e seguimos trabalhando incansavelmente para dar uma resposta ao servidor, tão logo seja possível. Sabemos da preocupação de todos”, afirmou Tadeu Nascimento.
No tocante ao PEP 2024, o diretor-geral do Regional ressaltou que, este ano, os secretários de cada uma das mesas não estão diretamente ligados à área que estão coordenando. O objetivo de tal mudança é tentar gerar ainda mais interesse no planejamento e ter o olhar de pessoas de uma área distinta do assunto tratado na discussão. “Assim, temos uma visão de fora, com questionamentos de quem não está no dia a dia. Pedimos a todos que pensem um pouco fora da caixa e, ao definirem as iniciativas, que sejam realmente viáveis e com soluções factíveis. Bom trabalho a todos!”, finalizou Tadeu Nascimento.
Durante a oficina, o secretário de governança e gestão estratégica do TRT/SE, Adriano Venceslau, apontou o propósito do segundo dia de oficinas de revisão do PEP 2024. “Hoje reunimos os grupos de 1º e 2º graus, como Varas de Trabalho, gabinetes, assessores, JAE, Cejusc, enfim todos que contribuem para o cumprimento da nossa missão que é a prestação jurisdicional. Daqui serão deliberadas as principais iniciativas em termos de estratégia, tendo como pano de fundo os desafios do Poder Judiciário e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as respectivas metas estabelecidas para o ano de 2024.
As oficinas temáticas de revisão do PEP 2024 do terceiro e último dia, sexta-feira, 19/1, terão os temas: Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho (Grupo 5) e Sociedade (Grupo 6) e acontecem das 8h às 12h, no auditório do 2º andar da Ejud-20.
Texto e fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT/SE