Getrin-20 apoia e participa de seminário sobre saúde e segurança do trabalho no SRTe/SE
- Publicado: Sexta, 01 Março 2024
Na manhã de quinta-feira, 29/2, foi realizado, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTe/SE), o Seminário de Pactuação para Redução de Riscos no Ambiente de Trabalho na Atividade Pesada da Construção Civil.
O evento teve como objetivo discutir, com trabalhadores(as) e empregadores(as), a realidade das condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho, fatores de risco e identificação das soluções para reduzir e/ou eliminar acidentes, doenças e mortes, e elaborar um pacto coletivo com os envolvidos, e foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Pesada de Sergipe (Sintepav/SE), em parceria com a SRTe/SE, com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20) e com o Programa Trabalho Seguro.
Na ocasião, a coordenadora do Getrin-20 e gestora regional e nacional na Região Nordeste do Programa Trabalho Seguro, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), Vilma Leite Machado Amorim, compôs a mesa de abertura, e em sua fala, ressaltou a importância do compromisso de diálogo entre trabalhadores e classe patronal, mediados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
“Entendo que a motivação e os objetivos deste evento são muito nobres porque tratam da questão da saúde e segurança do trabalhador. O pacto será fruto de uma realidade conhecida e vivida pelos trabalhadores e empregadores. A discussão sobre o tema, com direcionamento, fiscalização e controle por meio do MTE trará resultados exitosos. Obrigada por permitirem o apoio e a participação do Getrin-20 e do TRT/SE neste evento. Desejo sucesso e que tenhamos um pacto possível e plausível de ser cumprido, no tocante à prevenção e combate de acidentes na área da construção pesada”, reiterou Vilma Amorim.
A auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego em Sergipe (MTE/SE), Roseniura Santos, explicou que a proposta deste primeiro seminário é planejar compromissos coletivos que reforcem ações preventivas e evitem acidentes de trabalho na área da construção pesada em Sergipe.
“O seminário é a fase inicial, o primeiro passo do processo de diálogo de sensibilização e discussão sobre o tema. Teremos outros. Após isso, apresentaremos o pacto, para que as entidades possam formalizar, por meio de instrumentos na convenção coletiva, ações que contribuam para uma gestão de saúde e segurança efetiva quanto à proteção da vida dos(as) nossos(as) trabalhadores(as)”, resumiu Roseniura.
“Levantamento das condições de saúde e segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho” foi o tema da palestra ministrada pelo engenheiro, doutor em Saúde e Segurança, Richard Apolônio, pontuada em três eixos: identificação de risco, identificação de soluções e propostas para resolução de situações identificadas.
“Saúde e segurança do trabalho é informação, quanto mais for propagada, mais será realizada. Trata-se de um assunto que tem premissas obrigatórias e não optativas. Não podemos pensar em prevenir acidentes e mortes, temos que pensar em não tê-los mais, porque infelizmente acontecem todos os dias e afetam a vida de famílias e também a saúde financeira das empresas. Muitas delas fecham devido às ações trabalhistas. Devemos melhorar as condições de trabalho pela própria sobrevivência da organização”, sintetizou o especialista.
Participaram também do Seminário de Pactuação para Redução de Riscos no Ambiente de Trabalho na Atividade Pesada da Construção Civil, representantes do SRTe/SE, de Sindicatos ligados à construção civil, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Sindicatos Brasileiros e de empresas privadas.
Resultados
De acordo com a assessoria do gabinete da SRTe/SE, ao final do evento, o pacto não foi elaborado. Uma das deliberações foi a criação de um fórum de discussão para o setor da Indústria Pesada de Sergipe, com a primeira reunião programada para dia 15/3, na qual será planejada uma data para a formalização do pacto coletivo.
Texto e fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT/SE