• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Coordenador do Comitê de Ética e Integridade participa de evento da AMB

O presidente do TRT da 20ª Região e coordenador do Comitê de Ética e Integridade, desembargador José Augusto do Nascimento, participou, no dia 28/2, em Foz do Iguaçu (PR), da cerimônia em comemoração aos 30 anos do Programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”, realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Criado em 1993, o Programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola” tem ampliado o esclarecimento da população sobre questões de Cidadania e Justiça. Dentre seus objetivos primordiais, encontram-se a formação de agentes multiplicadores, com estímulo à pesquisa, leitura, análise e reflexões sobre deveres dos cidadãos, ética, cidadania e justiça, além de conscientização e reflexão sobre os direitos e a forma de exercê-los.

Segundo o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e secretário da AMB, Marcel Ferreira dos Santos, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos e cidadãs. “O programa, idealizado pela AMB, concretiza a promessa constitucional de tutela da cidadania, na medida em que leva a crianças e jovens, de forma lúdica, noções básicas de justiça, ética, direito, deveres e de funcionamento do sistema de justiça, permitindo, assim, uma consciência cívica das nossas crianças que representam o futuro do Brasil”, explicou.

Na ocasião, foi lançada a nova edição da Cartilha da Justiça, que faz parte do Programa, criado no Paraná há três décadas pelo desembargador Roberto Portugal Bacellar do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), com o objetivo de promover a defesa das prerrogativas da Magistratura Nacional e do Estado Democrático de Direito, da Cidadania e dos Direitos Sociais.

“Considerando que a essência do programa é o despertar da cidadania, a colaboração do nosso Comitê é de fundamental importância na formação de futuros cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. Desta forma, é extremamente válida a oportunidade de conhecer essas experiências exitosas, com o objetivo de trazer projeto similar para o nosso Regional, que deve, cada vez mais integrar-se à sociedade e buscar a promoção dos direitos sociais, com o desenvolvimento da consciência das crianças e jovens, realizando assim uma importante ação para cumprir os objetivos do Comitê de Ética e Integridade do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região”, destacou o desembargador José Augusto do Nascimento.

Ascom TRT/SE
Imagens: Divulgação

 

Coordenador do Comitê de Ética e Integridade participa de evento da AMB