Presidente do TRT/SE é homenageado em celebração dos 80 anos da Polícia Federal
- Publicado: Quarta, 03 Abril 2024
O presidente do TRT da 20ª Região (TRT/SE), desembargador José Augusto do Nascimento, foi homenageado, na manhã desta terça-feira, 2/4, na solenidade de celebração do aniversário de 80 anos da Polícia Federal (PF), com o recebimento da Medalha “PF80”. A cerimônia aconteceu no auditório do Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe e contou com a presença de diversas autoridades sergipanas e de servidores(as) da Superintendência da Polícia Federal em Sergipe (PF/SE).
“Agradeço a honraria recebida e gostaria de dizer que hoje não é apenas a Polícia Federal que está aniversariando, a festa e a alegria não é somente da instituição e, sim, de cada brasileiro, pois temos uma Polícia Federal que nos orgulha. Essa é a grande verdade, visto que a Polícia Federal brasileira serve de referência em uma série de áreas para o mundo inteiro. E é uma polícia que serve não apenas ao cidadão e à sociedade, mas a todo país. Além de ser uma polícia que não é de governo, é de Estado. E, por tudo isso, é que nós nos orgulhamos da Polícia Federal”, declarou o desembargador José Augusto do Nascimento.
O presidente do TRT/SE destacou, ainda, a sua admiração pela superintendente da PF/SE, Aline Marchesini Pinto. “Registro minha admiração não só por esta mulher, Aline Marchesini, mas pela sua competência e pela maneira como ela está conduzindo o destino da Polícia Federal em Sergipe. Digo isso porque nós temos feito um trabalho de parceria muito bom entre as nossas instituições, TRT e Polícia Federal, desde o primeiro dia que ela chegou aqui no Estado. Quero elogiar, também, e reconhecer a excelente equipe que a superintendente da PF tem. Nós, como gestores, não conseguimos fazer nada se não tivermos uma grande equipe. Sei que a senhora tem uma excelente equipe de delegados, agentes e colaboradores e que o êxito da Superintendência está ocorrendo graças a equipe que tem. Então, hoje é um dia de comemoração, de reconhecimento e de gratidão a todos que fazem a Polícia Federal. Parabéns a todos”, frisou o magistrado.
Medalha “PF80”
A Medalha Comemorativa Alusiva aos 80 Anos da Polícia Federal foi criada pela Casa da Moeda do Brasil e cunhada com o logotipo vencedor do concurso interno promovido pela PF para celebrar os 80 anos da instituição, que teve como vencedora a servidora Administrativa Queirian Nogueira Gonçalves de Sá.
Polícia Federal
A Polícia Federal foi criada a partir da edição do Decreto-Lei nº 6.378, de 28 de março de 1944, que transformou a Polícia Civil do Distrito Federal em Departamento Federal de Segurança Pública, com sede no Rio de Janeiro. Em 1960, com a inauguração da nova capital, a estrutura organizacional foi transferida para Brasília, onde, em 1967, foi renomeada como Departamento de Polícia Federal.
A Constituição Federal de 1988 definiu as competências do órgão, que incluem as funções de polícia judiciária da União, apurando crimes contra seus bens, serviços e interesses.
A PF também atua na prevenção e repressão ao tráfico de drogas, ao contrabando e nas funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, e no controle migratório. A instituição exerce, ainda, o controle de armas, de segurança privada e de produtos químicos, entre suas funções de polícia administrativa.
Ao longo das últimas décadas, a instituição se consolidou como referência no enfrentamento aos crimes financeiros e ambientais. Também se destacou no combate aos crimes de ódio e de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet – áreas em que a atuação da PF é reconhecida mundialmente.
Por Moema Lopes
Ascom TRT/SE