• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

24 de abril é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

O dia 24 de abril é conhecido como o Dia Nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais), língua de sinais utilizada no Brasil por deficientes auditivos. A Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 reconhece a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. 

Porém, somente em 22/12/2005, o Decreto 5.626 regulamenta a Lei, incluindo libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos. A regulamentação de leis reconhecendo a Libras e os direitos das pessoas surdas no Brasil é importante porque contribui para garantir a inclusão dessa comunidade.

Em celebração à data, o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) alerta a sociedade sobre os direitos e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva.

Embora a Libras seja uma importante ferramenta de acessibilidade para parte da população surda, é fundamental lembrar que existem outras formas de apoio que podem ser igualmente importantes para garantir a inclusão e a acessibilidade para todas as pessoas com deficiência auditiva. As legendas, por exemplo, são uma opção acessível e amplamente utilizada, que podem ser facilmente implementadas em diversas situações cotidianas, como em eventos, palestras, filmes, programas de televisão e até mesmo em plataformas digitais.

Ressalta-se que a preferência pela legenda não implica em desvalorização ou desrespeito à Libras. Ambas as formas de apoio são igualmente importantes e necessárias para garantir a inclusão e a acessibilidade de todas as pessoas com deficiência auditiva. Por isso, é fundamental que as empresas e instituições considerem a diversidade dentro da surdez e ofereçam opções de acessibilidade que atendam às necessidades específicas de cada indivíduo.

Ascom TRT/SE
(com informações dos sites: Hand Talk, Desculpe, não ouvi e Mundo e Educação Uol)