2 de maio: Dia Nacional do Combate ao Assédio Moral
- Publicado: Quinta, 02 Mai 2024
Nesta quinta-feira, 2 / 5, é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Assédio Moral, data crucial que destaca a importância de criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis, livres de qualquer forma de abuso ou intimidação. O assédio moral é uma realidade em muitos locais de trabalho no Brasil e em todo o mundo, causando para as vítimas danos emocionais, psicológicos e até físicos.
Esta data não só convida a refletir sobre a gravidade do assédio moral, mas também encoraja a agir contra essa prática. Além de ser uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre o problema, educar as pessoas sobre seus direitos e promover mudanças culturais que rejeitem a tolerância ao assédio.
No Dia Nacional do Combate ao Assédio Moral, o TRT da 20ª Região (TRT/SE), por meio dos Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação nos 1º e 2º graus, renova o seu compromisso de criar espaços de trabalho onde todos se sintam seguros, respeitados e valorizados. Juntos, podemos combater o assédio moral e construir um futuro onde a dignidade e o bem-estar de cada indivíduo sejam protegidos e preservados.
Em atendimento aos preceitos estabelecidos pela Resolução Nº 351 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação foi instituída no TRT/SE em 15/7/2021, por meio da criação dos Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação nos 1º e 2º graus, mantendo um formulário acessível, desde 2022, em banners disponíveis no portal do TRT/SE (www.trt20.jus.br ) e na Intranet.
Este formulário é destinado à notificação de casos de assédio moral, de assédio sexual e de discriminação aos Subcomitês, com o objetivo de iniciar procedimentos de apuração conforme necessário.
Clique AQUI para acessar o Formulário para notícia de assédio.
Ascom TRT/SE