• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Presidente_do_TRT_SE_participa_do_18º_Encontro_Nacional_do_Poder_Judiciário_no_CNJ_DESTAQUE.jpg

O presidente do TRT da 20ª Região (TRT/SE), desembargador José Augusto do Nascimento, o assessor da Presidência, Euler Prado Rocha, e o secretário de governança e gestão estratégica do Regional, Adriano Leão Venceslau, participaram, na última quinta-feira, 16/5, em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da 1ª Reunião Preparatória para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

A finalidade da reunião foi debater as políticas e programas em execução no Poder Judiciário e acompanhar o desenvolvimento da Estratégia Nacional 2021-2026. Na programação, a divulgação de instrução normativa do CNJ para implementação de ações de sustentabilidade e de portaria com o novo ciclo de gestão das Metas Nacionais do Poder Judiciário.

53724748732_88899aa8b8_c.jpg

Na ocasião, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, apresentou o Painel de Dados de Pessoal do Poder Judiciário, instrumento que congrega, em uma só plataforma, informações de gestão de pessoas de todos os tribunais brasileiros. O painel permite a filtragem por cargos, sexo e raça, por exemplo.

Durante a reunião também foi aberto o prazo para os Tribunais pleitearem o Selo Linguagem Simples em reconhecimento aos esforços da Justiça para aplicar linguagem direta e compreensível em decisões judiciais e nas comunicações da Justiça com a sociedade. O Selo parte das ações do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado pelo ministro Barroso na última edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário, em 2023.

53725979045_ffcd87d276_c.jpg

A 1ª Reunião Preparatória para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário faz parte do cronograma da Justiça que inclui uma 2ª Reunião Preparatória no segundo semestre de 2024 e culmina na realização do Encontro Nacional do Poder Judiciário, quando a cúpula de todos os tribunais brasileiros avalia a estratégia nacional e aprova as Metas Nacionais do Judiciário para o ano seguinte.

Previsto na Resolução CNJ Nº 325/2020, o 18.º Encontro Nacional contará com a participação de presidentes dos Tribunais, de integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, de servidores(as) responsáveis pela área de Gestão Estratégica, e de servidores(as) da área de estatística.

Por Moema Lopes
Ascom TRT/SE
(com informações do CNJ)