• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Foi aberta, na manhã desta segunda-feira, 20/5, a 8ª Semana de Conciliação Trabalhista 2024 no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE). Neste ano, foram pautadas 152 audiências que serão realizadas de forma presencial e online, com o objetivo de solucionar conflitos por meio do diálogo mediado.

O presidente em exercício, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, diretor da Escola Judicial (Ejud-20), desejou boas-vindas e declarou aberta, oficialmente, a Semana Nacional de Conciliação no Regional, felicitando a equipe de mediadores(as) e, antecipadamente, parabenizando pelos resultados alcançados.

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e do Cejusc-JT do 2º grau do TRT/SE, desembargador Thenisson Santana Dória, agradeceu o empenho da equipe de mediadores(as), juízes(as) e supervisores(as) que atuarão no decorrer da semana. “Ressaltamos que os atos preparatórios, como o “Café com Cejusc” e a capacitação de servidores(as) e magistrados(as), nos possibilitaram iniciar a 8ª Semana Nacional de Conciliação privilegiando a harmonia e a cultura da paz, para que, ao final, alcancemos os objetivos e metas estabelecidas. Isto graças ao apoio da Escola Judicial, na pessoa de seu diretor, o desembargador Josenildo Carvalho, que compreendeu a importância da conciliação para o nosso Regional”, pontuou.

A juíza Júlia Borba Costa Noronha, coordenadora do Cejusc-JT do 1º grau, ressaltou os trabalhos do Cejusc-JT do TRT/SE e a união da equipe nesta força tarefa nacional. “Temos uma importância muito grande nesse período, não só para que façamos nossas conciliações como estamos fazendo, mas também para que consigamos alcançar maior pontuação e entrar numa estatística positiva perante o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Somos um Regional de pequeno porte e sempre fomos destacados nacionalmente. Então, nesta semana da conciliação não pode ser diferente. Espera-se muito de Sergipe e temos respondido muito bem. Agradeço a cada conciliador(a) e aos juízes(as) convidados(as) pela paciência, perseverança e lembrá-los que, mais que nos outros dias, vamos ouvir mais e tentar auxiliar para chegar no caminho da conciliação. Peço a todos também a gentileza de responderem à Pesquisa de Satisfação, que é muito importante para nortear as próximas atuações”, observou.

A juíza auxiliar da 6ª VT de Aracaju, Tatiana de Bosi e Araújo, designada para atuar nesta segunda, 20/5, no Cejusc-JT do 1º grau, defendeu a conciliação e pontuou o preparo da equipe. “Para mim é sempre um prazer estar aqui. A conciliação muito me motiva. Fico muito contente em ver as partes brilharem no caminho da auto responsabilidade assistida por nós e vocês especialmente, uma equipe muito bem escolhida e muito bem formada. Tenho certeza que esta será uma semana de muito sucesso. Agradeço por fazer parte deste momento. Vamos colher os frutos já já. Parabéns a toda a equipe, a Dra. Júlia e, especialmente, ao Dr. Thenisson”, completou.

Para o advogado atuante na justiça trabalhista, Felipe Gomes Rocha, presente na abertura, esta iniciativa do TRT/SE de estimular a conciliação entre as partes é sempre louvável. “Como representante da advocacia, sou um entusiasta do acordo. Acho que o caminho tem que ser esse, norteado pela conciliação. Agradeço por este evento e parabenizo pelo empenho dos(as) servidores(as) sempre comprometidos(as) nas audiências, estimulando sempre o diálogo e a compreensão das partes litigantes, mas que objetivam algo em comum. Torcemos para que os bons resultados se concretizem”, finalizou.

Por fim, a chefe de Divisão de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Josiani Lyrio de Oliveira Fonseca, se disse feliz com a atuação do Cejusc e esperançosa pelo número expressivo do resultado.

A 8ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista 2024 acontece de 20 a 24/5, com o tema “É conciliando que a gente se entende”, promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, já incorporada ao calendário do judiciário trabalhista.

Texto e fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT/SE