TRT-SE participará da Semana Nacional da Conciliação
- Publicado: Sexta, 21 Setembro 2012
O Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (TRT-SE) participará da VII Semana Nacional da Conciliação, que será promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 7 a 14 de novembro, em todo o Brasil. O evento é o marco anual das atividades desempenhadas para fortalecer a cultura da pacificação social. O movimento coordenado pelo CNJ tem o apoio de todos os tribunais do país e de outras instituições do Poder Judiciário.
Os preparativos para a Semana Nacional da Conciliação estão sendo definidos em reuniões ocorridas entre os integrantes do núcleo local e a Presidência do TRT-SE. Algumas estratégias serão utilizadas para divulgar o evento e, principalmente, realizar um maior número de conciliações. "Participaremos de forma efetiva do movimento. Nossa expectativa é a melhor possível", afirma o presidente do tribunal, desembargador Jorge Cardoso.
Segundo o juiz Guilherme Carvalheira Leal, titular da 2ª Vara do Trabalho de Aracaju e coordenador local do núcleo, algumas ações já foram definidas como capacitação de servidores, disponibilidade de agendamento de processos via internet, placas para homenagear advogados com maior número de conciliações e aquisição de camisas e de adesivos para utilização durante o evento. "O núcleo tem trabalhado para alcançar o melhor resultado possível", afirma o coordenador.
Uma campanha de publicidade tem divulgado a sétima edição do evento. O slogan escolhido esse ano foi 'Quem concilia sempre sai ganhando'. Em Sergipe, a Assessoria de Comunicação Social utilizou o material criado pelo CNJ em cartazes, banners eletrônicos, papel de parede e outros produtos. "Estamos repercutindo matérias nacionais e produzindo notícias locais", informa a jornalista Paula Oliveira, responsável pela unidade.
Novidade
Pela primeira vez, a Semana Nacional de Conciliação terá duração de sete dias para que os tribunais possam incluir no mutirão o final de semana. Desenvolvida pelo CNJ em parceria com os tribunais participantes do movimento, a campanha visa disseminar a cultura da paz e do diálogo, fortalecendo a solução dos conflitos de forma negociada. As seis edições anteriores da Semana totalizaram 750 mil processos finalizados, três milhões de pessoas pacificadas, além de R$ 4,6 bilhões movimentados.