• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio - 10/9 - Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data dedicada à conscientização e à promoção de ações que previnam esse ato trágico.

Criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data reforça a necessidade de diálogo e apoio emocional para pessoas em sofrimento. 

Sabe-se que, a grande maioria de incidências de suicídio está relacionada às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

A prevenção do suicídio envolve apoio emocional, acesso a cuidados de saúde mental, redução do estigma associado a problemas psicológicos e promoção de um ambiente de suporte e compreensão para aqueles que necessitam de ajuda.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, criada em 2015 no Brasil. Durante o mês de setembro, diversas ações são realizadas para promover a saúde mental e incentivar o diálogo aberto sobre o tema, buscando diminuir o estigma e orientar sobre a importância do apoio emocional e psicológico. A cor amarela simboliza luz e esperança, reforçando a mensagem de que a vida tem valor e merece ser preservada.

A campanha também busca reforçar que pedir ajuda não é fraqueza. A prevenção pode ser feita com gestos simples, como ouvir, estar presente e incentivar a busca por apoio especializado

Saiba mais 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em junho de 2022, acrescentou a Segurança e Saúde aos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e, no âmbito da saúde do trabalhador, destaca-se a importância da promoção de um ambiente psicologicamente saudável, por meio da prevenção e enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação.

O Conselho Nacional da Justiça (CNJ) editou a Resolução nº 351/2020 que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação. Ressalta-se que a inserção dessas temáticas na agenda de políticas judiciárias representa, portanto, um avanço que objetiva assegurar a saúde física e mental de todos os(as) trabalhadores(as) do Poder Judiciário.

No texto da referida  Resolução, existe a previsão de que os órgãos do Poder Judiciário manterão canal permanente, preferencialmente nas respectivas áreas de gestão de pessoas, de acolhimento, escuta, acompanhamento e orientação a todas as pessoas afetadas por situações de assédio e discriminação no âmbito institucional, resguardado pelo sigilo profissional, a fim de minimizar riscos psicossociais e promover a saúde mental no trabalho. 

A Resolução Administrativa nº 031/2021, instituiu a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE).

Os Atos SGP.PR Nº 061/2023 e 062/2023 instituem os  Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no primeiro grau e segundo grau de jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e dispõem sobre seu funcionamento.  

O Ato SGP.PR Nº 012/2024 define os procedimentos para atendimento e solução das demandas relacionadas a denúncia de assédio moral, de assédio sexual ou de discriminação no âmbito do TRT da 20ª Região.

Ações do TRT/SE

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o TRT da 20ª Região, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Setor de Programas de Qualidade de Vida e Setor de Saúde e Perícias), do Programa Trabalho Seguro (PTS), do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20) e dos Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação dos 1º e 2º graus de jurisdição, com a finalidade de reforçar sobre os cuidados com a saúde mental, realiza uma Roda de Conversa, com o tema “Como lidar com a depressão, perdas e luto”, no dia 30/9, das 10h30 às 12h30, no Prédio sede do TRT/SE, Sala de múltiplos eventos, 2º andar.

De 16 a 26/9/24, o TRT/SE promove também a “Caravana Bem Viver”, uma ação com visitas periódicas às unidades do Regional para divulgar a importância do autocuidado com a saúde e para tratar de temas como a andropausa e menopausa, como envelhecer bem, sob o aspecto físico e psicossocial, além de saúde bucal e mental.

Dados

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.*

A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 aumentaram 29% a cada ano neste mesmo período. O número foi maior que na população em geral, cuja taxa de suicídio teve crescimento médio de 3,7% ao ano e a de autolesão 21% ao ano. Esses resultados foram encontrados na análise de um estudo recém-publicado na The Lancet Regional Health – Americas, desenvolvido pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em colaboração com pesquisadores de Harvard. 


Por Tíffany Tavares (Ascom TRT/SE), *com informações do Site Setembro Amarelo, da Associação Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Portal Fiocruz.