• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Exposição comemorativa marcará 20 anos do TRT-SE

Uma exposição marcará o início das comemorações dos 20 anos de instalação da Justiça do Trabalho em Sergipe. A mostra reunirá fotografias, peças e objetos do memorial da instituição e acontecerá no Shopping Riomar de 15 a 30 de outubro. "Queremos dividir esse momento com nossos jurisdicionados, magistrados e servidores, relembrando fatos marcantes da história do TRT da 20ª Região", diz o desembargador presidente Jorge Antônio Andrade Cardoso.

Durante quinze dias, a população terá a oportunidade de conhecer como aconteceu a instalação e a consolidação do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (20ª Região) como um dos mais atuantes do País. Desde a desassociação do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (5ª Região), estruturação e evolução, até os dias de hoje, onde a celeridade e o Processo Judicial Eletrônico são referências. "Mostraremos os projetos pioneiros, as boas práticas e os principais acontecimentos,  deste período", informa o servidor Helder Dantas, curador da exposição.

Além da exposição comemorativa, os 20 anos do TRT de Sergipe serão relembrados através da criação de uma revista, de um documentário e de dois concursos culturais. A revista e o documentário resgatarão os fatos e acontecimentos de maior importância ocorridos na Justiça Trabalhista local. Os concursos culturais serão destinados a estudantes e profissionais. O primeiro  selecionará a melhor redação sobre o tema 'Justiça do Trabalho: contribuições e avanços em Sergipe', sendo direcionado aos alunos do ensino médio, das redes públicas. E o segundo escolherá o melhor trabalho de criação de uma bandeira do tribunal e será feito entre acadêmicos e profissionais da área da comunicação.

Composição

Nos vinte anos de história, a Justiça do Trabalho de Sergipe conta com nove ex-presidentes. São nove Varas do Trabalho instaladas em Aracaju, com jurisdição também sobre os municípios de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e Itaporanga D'Ajuda, e seis Varas do Trabalho no interior, sediadas em Propriá, Nossa Senhora da Glória, Lagarto, Itabaiana, Estância e Maruim (em funcionamento provisório em Carmópolis), que tem jurisdição distribuída para o restante dos municípios sergipanos. Hoje, sob a presidência do desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, o TRT-SE tem um quadro composto por oito desembargadores, 22 juízes do trabalho, 401 servidores e 27 estagiários.

Origem do tribunal

A história da Justiça do Trabalho em Sergipe tem origem em 1941. Com a nomeação de José Dantas Prado, pelo presidente Getúlio Vargas, para ocupar o cargo de juiz presidente da primeira Junta de Conciliação e Julgamento de Aracaju. Dezessete anos depois, a prestação jurisdicional começou a se estender até o interior sergipano, sendo outras Juntas instaladas nos municípios de Estância, Propriá, Lagarto, Itabaiana e Maruim. Até então toda a Justiça do Trabalho de Sergipe era associada ao Tribunal Regional da 5ª Região (Bahia). Todos os processos eram julgados em Salvador e as partes envolvidas precisavam se deslocar para acompanhar os trâmites de perto. Depois da promulgação da Constituição de 1988, a desassociação com a Bahia estava prestes a acontecer. Em 1991 foi criado o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Sergipe), com sede em Aracaju e jurisdição  em todo o estado. O juiz João Bosco Santana de Moraes assume como o primeiro desembargador presidente eleito. 

Presidentes do TRT20

João Bosco Santana de Moraes(1992-1994)
Ismênia Ferreira Quadros (1994-1996)
Carlos Alberto Pedreira Cardoso (1996-1998)
Carlos de Menezes Faro Filho (1998-2000)
Eliseu Pereira do Nascimento (2000-2002)
Josenildo dos Santos Carvalho (2002-2004)
Augusto César Leite de Carvalho (2004-2006)
Suzane Faillace Lacerda Castelo Branco (2006-2008)
Maria das Graças Monteiro Melo (2008-2010)
Jorge Antônio Andrade Cardoso (2010-2012)