Autenticação multifator (MFA) é implantada nos sistemas administrativos
- Publicado: Sexta, 11 Outubro 2024
A Assessoria de Segurança da Informação (ASI), vinculada à Presidência do Tribunal, e a Divisão de Segurança da Informação e Proteção de Dados (DISEG), vinculada à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), informam que, com a implantação do Portal dos Sistemas Administrativos Nacionais (SISAD), em 2/10/2024, o acesso a sistemas administrativos (tais como PROAD, SIGEP, SIGEO e SIGS) passou a exigir a utilização da autenticação multifator (MFA).
Comumente chamada de verificação em duas etapas (Duplo Fator de Autenticação), a autenticação multifator agrega mais segurança aos sistemas e serviços de TIC, pois exige que, além da credencial normalmente utilizada para acesso (composta por nome de login e senha), o usuário utilize outro(s) fator(es) de autenticação. Essa camada adicional de segurança dificulta o acesso não autorizado a sistemas e serviços de TIC, ainda que a senha seja conhecida por um terceiro mal-intencionado.
No caso dos sistemas abrangidos pelo SISAD, a segunda etapa de autenticação é composta pelo envio, ao endereço de e-mail institucional do usuário, de um código temporário de seis dígitos que deve ser informado na ocasião do acesso aos sistemas.
A implantação da autenticação multifator, já adotada no acesso aos serviços de correio eletrônico institucional (plataforma Google Workspace) e Trabalho Remoto (ambiente Citrix) do TRT da 20ª Região desde 2023, busca, além dos objetivos mencionados, atender ao disposto Portaria Presidência Nº 140 de 22/04/2024, do CNJ, que determina a implementação do método de autenticação do tipo Múltiplo Fator de Autenticação como requisito funcional para acesso a sistemas judiciais sensíveis.
Para mais orientações, os usuários devem contatar a Central de Serviços de TIC (Helpdesk), que está disponível por meio dos seguintes canais de atendimento:
- Telefone: (79)3142-1631;
- E-mail: helpdesk@trt20.jus.br; e
- Presencialmente, no 2º andar do edifício sede.
Com a colaboração de cada um, reforçamos a segurança de todos.
Assessoria de Segurança da Informação (ASI)
Divisão de Segurança da Informação e Proteção de Dados (DISEG)