• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), promoveu, na manhã de terça-feira, 5/11, o segundo dia do XXVIII Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados (CIFCM).

Na programação do dia, a palestra “Direito Humanizado à Luz da Comunicação Não Violenta - CNV”, ministrada por Lua Melo. Especialista e Mentora em Comunicação Não Violenta (CNV), Lua é, há 5 anos, Membro da Comissão Nacional de Mediação – ABA, com o cargo de Coordenadora; Fundadora da Escutativa Brasil; Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Mediadora Extrajudicial há mais de 10 anos; Participou da Formação de Mediadores Profissionais pelo INADR - International Academy of Dispute Resolution; Possui certificação em Mediação por Jacqueline Morineau (idealizadora da Mediação Humanista); Participou de treinamentos em Comunicação Não Violenta (CNV), com treinadores de outros países, certificados pelo The Center for Non Violent Communication (CNVC), inclusive com foco em mediação e no ambiente de trabalho; Atualmente promove treinamentos e Mentorias em CNV para pessoas e organizações, além de atuar como mediadora de conflitos.

A segunda palestra do dia foi “Trabalho Escravo: prevenção e reparação”, proferida pelo professor pós-doutor Vitor Araújo Filgueiras. Doutor Vitor é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor visitante da Universidade Complutense de Madri (Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales) (2019-2020) Pós-doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (2016) Estágio de Pós-doutorado (SOAS, Universidade de Londres, 2015) Doutorado em Ciências Sociais pela UFBA (2012). Mestrado em Ciência Política pela UNICAMP (2008). Graduação em Economia pela UFBA (2005). Vice-Presidente (2022-2023) e Secretário (2018-2019) da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) Foi Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho entre 2007 e 2017. Desde 2017, o Dr. Vitor tem os projetos de pesquisa: “Vida Pós Resgate”, que acompanha o destino dos trabalhadores resgatados em condições análogas à de escravos no Brasil e, “Caminhos do Trabalho”, que tem como objetivo as tendências enfrentadas pelo trabalho na dinâmica contemporânea do capitalismo.

A vigésima oitava edição do curso faz parte do Programa de Formação Continuada da Ejud-20, acontece de forma presencial, no Espaço de Inovação e Capacitação, localizado no 2º andar do prédio da Ejud-20 e segue até sexta-feira, dia 8/11. Agradecemos a participação de todos!

Fotos: Tíffany Tavares e Joice Carla
Ejud-20