Homenageados(as) recebem a medalha da OSMT
- Publicado: Terça, 12 Novembro 2024
Na manhã de segunda-feira, 11/11, foram realizadas duas solenidades no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE).
Na primeira delas, às 9h30, foi realizada a aposição da foto do ex-presidente do Regional, desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, na Galeria de Presidentes, localizada no foyer do auditório do Regional, no andar térreo, do edifício sede.
O presidente do TRT/SE, desembargador José Augusto do Nascimento, pontuou a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Augusto César Leite de Carvalho, e destacou o legado deixado pelo desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro em seus dois mandatos: 2014/2016 e 2020/2022.
“Hoje é um dia especial para todos nós e mais especial ainda por termos a presença do nosso ministro Augusto César, nosso eterno presidente do TRT/SE, membro do nosso Regional de hoje e de sempre. O nosso homenageado, o desembargador Fabio Túlio, foi duas vezes presidente deste Tribunal, que muito fez e muito tem feito. Deixou um legado como presidente fantástico, a exemplo da instalação de placas fotovoltaicas, para implantação de energia solar em nosso Complexo, que graças a sua gestão e de toda sua equipe foi realizada. Sinto-me honrado por, neste momento, ser o responsável por conduzir esta singela, mas importante solenidade de aposição da placa alusiva às duas gestões do queridíssimo, competente e honrado desembargador Fabio Túlio”, expressou o presidente José Augusto do Nascimento.
O homenageado na galeria de presidentes, desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, iniciou sua fala saudando todos os presentes, em nome de seu amigo, o advogado do Banco do Nordeste do Brasil, com quem iniciou carreira. “Saúdo o público presente e a todos os magistrados e magistradas, os servidores e servidoras e os cidadãos e as cidadãs aqui presentes, a quem eu peço licença para os saudar, na pessoa do doutor Edvaldo Medeiros Santos, ilustre advogado do Banco do Nordeste do Brasil, a quem servi nos anos 90 e com quem muito aprendi. Devo muito a ele, aqui presente, de quem fui estagiário do Banco do Nordeste do Brasil. Eu me lembro, de certa feita, que doutor Edvaldo precisava fazer um recurso especial em uma demanda que o banco havia perdido no TJ da Paraíba, e entregou para mim a obrigação de redigir o recurso especial para o STJ. Eu fiquei impressionadíssimo, porque imaginei que era uma confiança muito grande. Escrevi a minuta que o senhor aprovou e assinou. Talvez o senhor não saiba como isso foi importante para mim. Somos um conjunto de todos aqueles que passaram pelas nossas vidas, nos estenderam a mão, nos amaram e, sobretudo, nos perpetuaram. Ressalto aqui que devemos ter muito cuidado com o que nós dizemos aos nossos jovens, às nossas crianças, às pessoas em geral, porque elas agem e reagem de acordo com as crenças veiculadas nesses discursos. E os nossos discursos precisam afirmar o valor da vida e o valor da liberdade. A todos, pela atenção, muito obrigado”, finalizou.
O advogado Edivaldo Medeiros Santos foi agraciado com a comenda da Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista 2024 por indicação do desembargador Fabio Túlio Ribeiro.
Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista
Em seguida, às 10h, aconteceu a solenidade de condecoração da Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista 2024 (OSMT), no auditório do Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe.
O presidente e a vice-presidente do TRT/SE, desembargador José Augusto do Nascimento e desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, respectivamente; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Augusto César Leite de Carvalho; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), Marcio Amazonas Cabral de Andrade; os(as) desembargadores(as) do TRT/SE, Fabio Túlio Correia Ribeiro, Jorge Antônio Andrade Cardoso, Josenildo Carvalho, Maria das Graças Monteiro Melo e Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira; e a advogada Milka Leite do Espírito Santo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Sergipe (OAB/SE), compuseram a mesa de honra do evento.
O Coral da 20ª Voz, sob a regência da maestrina Daniela Faber, cantou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Sergipe, e homenageou os presentes com as músicas: “Canção da América” de Milton Nascimento e Fernando Brant e “Uirapuru - Canção Amazônica” de Waldemar Henrique, na abertura da OSMT 2024.
Nesta edição da OSMT 2024, foram agraciados com as insígnias 17 nomes nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Oficial. São eles:
Grã-Cruz
- Audaliphal Hildebrando da Silva - desembargador presidente do TRT da 11ª Região
Grande Oficial:
- Alexandre Almeida Gomes Ferreira - comandante da Capitania dos Portos de Sergipe
- Bruno Hermínio Sobral Oliveira - juiz do TRT da 1ª Região
- Célia Maria de Souza Andrade - advogada
- Edivaldo Medeiros Santos - advogado e ex-assessor jurídico do Banco do Nordeste do Estado de Pernambuco
- Regina Coeli Barros de Carvalho - advogada
Grau Oficial:
- Ana Paula de Andrade Fiscina Reis - secretária-geral da presidência do TRT-20
- Andréa do Rêgo Barros - assistente de gabinete da desembargadora Vilma Leite Machado Amorim
- Antônio Jorge da Silva - agente de polícia judicial do TRT-20
- Cláudio Alves Canellas - chefe de divisão do TRT-20
- Denize Menezes Machado de Mendonça - assistente de gabinete do desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso
- Edézio dos Santos - agente de polícia judicial do TRT-20
- Jorge Alves Santiago - agente de polícia judicial do TRT-20
- Márcia Mirian Gomes Varjão - servidora aposentada do TRT-20
- Marcos Guilherme Belchior de Araújo - agente de polícia judicial do TRT-20
- Maria Lúcia Marques Cruz e Silva - presidente da Academia Maruinense de Letras e Artes
- Paula da Costa Machado - assistente de gabinete da desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo
As insígnias são concedidas anualmente pelo Conselho da Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista com o objetivo de homenagear e reconhecer os esforços de pessoas ou instituições que se destacaram em suas atividades e profissões ou serviram de exemplo para a sociedade.
“Agradeço a todos os(as) agraciados(as) pela merecida homenagem. O TRT/SE se sente honrado nesta solenidade de hoje. Parabéns a todos pela comenda. Também agradeço a todas as autoridades presentes, servidores(as) e convidados(as) que aqui estão representando outras autoridades e, especialmente, eu agradeço, em nome de todos os meus queridos pares, aqui na mesa, por esse momento especial para toda a família do TRT/SE. E, por último, agradeço a honra da presença do nosso ministro Augusto César. É sempre uma alegria revê-lo”, encerrou o presidente do TRT/SE, desembargador José Augusto do Nascimento.
Marcaram presença autoridades, personalidades, servidores(as), amigos(as) e familiares dos homenageados.
OSMT
A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída pela Resolução Administrativa nº 34, de 28 de setembro de 1993 e se destina a homenagear personalidades que tenham se destacado no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade e pessoas que, de qualquer modo, tenham contribuído para o engrandecimento do Estado de Sergipe e da Justiça do Trabalho do país.
Confira a Resolução Administrativa da OSMT 2024.
Por Tíffany Tavares (Ascom TRT/SE)
Fotos: Joice Carla