• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Fotos: Marcelle Cristinne/ASN

A manhã desta sexta-feira, 26, foi de boas notícias para representantes dos órgãos públicos como Justiça Federal, Receita Federal, TRT da 20ª Região, superintendência Regional da Polícia Federal e ITPS. É que o governador em exercício, Jackson Barreto, irá doar 101.155,37 m² de áreas do Centro Administrativo Augusto Franco (Cenaf).

O anúncio aconteceu no Palácio de Veraneio, em Aracaju, e reuniu os secretários de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior; e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento.

Jackson informou que o Governo do Estado encaminhará, nos próximos dias, à Assembleia Legislativa, Projetos de Lei que autorizam o Poder Executivo a doar áreas de terra do Cenaf a órgãos públicos. Com a ação, o Governo promoverá o desenvolvimento da área, concentrando, na mesma região, diversos serviços ao cidadão nas esferas municipal, estadual e federal.

Para Jackson Barreto, o momento é de alegria. "Estamos oferecendo condições aos órgãos federais objetivando servir melhor à população. Nos sentimos gratificados por doar parte do patrimônio do Governo do Estado", destacou o governador em exercício.

Ele ressaltou ainda a forma transparente e parceira do governador Marcelo Déda. "Ele é um governador que tem a consciência do seu compromisso social e essa será mais uma doação que irá se somar ao volume de benefícios da gestão Déda", frisou.  

No âmbito do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), está prevista a destinação de recursos da ordem de R$ 12 milhões para recuperação da malha viária do Cenaf.

Com o anúncio de hoje, serão contemplados: a Justiça Federal, a Receita Federal, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, a Superintendência Regional da Polícia Federal e o Instituto Tecnológico e de Pesquisa de Sergipe (ITPS).

O secretário Oliveira Júnior apresentou as explicações técnicas e informou as áreas destinadas à cada órgão. Para a Justiça Federal, são 29.184,69 m² para ampliação da sede da Justiça Federal em Sergipe, com a instalação de novas Varas Federais.

O TRT fica com 13.987,52 m² para a ampliação da sede do Tribunal Regional do Trabalho em Sergipe, com a instalação de novas Varas do Trabalho e estacionamento. O ITPS terá 21.612,18 m², para a construção da sede, parque de verificações, laboratórios de análise e perícia metrológica de produtos e de calibração metrológica de instrumentos, para cumprimento das suas funções como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Inmetro, em Sergipe.

A Polícia Federal ganhará 27.051,83 m² para a construção da sede da Superintendência da Polícia Federal em Sergipe. A Receita Federal fica com 9.338,95 m² para a construção da sede da Delegacia da Receita Federal do Brasil. Uma área total de 101.155,37 m².   

Agradecimentos

Após o ato de assinatura da doação, o diretor presidente do ITPS, José do Patrocínio, agradeceu o gesto do Governo do Estado. Ele lembrou que o Instituto, em 2013, completa 90 anos e que é o 3º mais antigo do Brasil. "Já podemos comemorar os 90 anos do órgão antecipadamente. Essa é mais uma forma do governo investir na tecnologia sergipana. Agora, muitos serviços que não existiam por falta de espaço, serão inseridos no nosso dia a dia".

Ele assegurou que nos últimos cinco anos, o Instituto recebeu mais investimentos do que nos outros 84 anos de existência. Com mais essa boa notícia, o Instituto pode crescer. "Agora, podemos nos transformar na superintendência da região Nordeste", confidenciou.

A desembargadora Maria das Graças Monteiro, do Tribunal Regional do Trabalho, disse que desde o ano de 2004 o órgão conta com três novas varas, fato que gerou mais atribuições. "O atual prédio já não comporta a demanda, todos os dias da semana temos audiência. Quem conhece nosso complexo, sabe da nossa carência. Com esse terreno daremos um salto na qualidade do trabalho, o que refletirá no atendimento à população".

Rebelo Júnior, da Justiça Federal, agradeceu o empenho do Governo do Estado. "Nosso espaço contará com os juizados especiais, que têm seu trabalho voltado à população mais carente. Com esse gesto, ganham todos!".

Fonte: Agência Sergipe de Notícias